O montanhista, fotógrafo e guia brasileiro Edson Vandeira, 36 anos, desapareceu na última quinta-feira (29) enquanto escalava o Nevado Artesonraju, no Peru. Ele e dois colegas iniciaram a subida do pico de 6.025 metros, na Cordilheira Blanca, dentro do Parque Nacional Huascarán, e deveriam ter retornado no domingo (1º), mas não deram notícias desde quinta-feira. Uma equipe de resgate busca o grupo.

Vandeira escalava com os peruanos Efraín Pretel Álonzo, de Huari, e Jesús Huerta Picón, de Caraz. Os três estudam no Centro de Estudos de Alta Montanha (CEAM), onde fazem curso de guia aspirante da Federação Internacional de Associações de Guias de Montanha. O grupo pretendia completar uma rota técnica de ascensão.

Colegas relataram que o trio partiu às 13h de quinta-feira e planejava chegar ao cume por volta de 1h da sexta-feira. Durante a noite, foram vistas luzes se movendo na crista da montanha, indicando que eles podem ter alcançado o cume, mas possivelmente enfrentaram problemas na descida, que exige quatro rapéis técnicos.

Com a falta de notícias, uma equipe especializada, em parceria com a Polícia de Alta Montanha, organiza o resgate. A barraca onde o grupo deveria ter passado a noite foi encontrada vazia.

Quem é Edson Vandeira

Nascido em Campo Grande (MS), Vandeira começou no montanhismo em 2008, aos 19 anos, e desde então também se dedicou à fotografia de aventura e natureza. Já liderou expedições no Brasil, Andes e Himalaia, e participou de nove temporadas na Antártida, onde gerenciava a segurança e logística para cientistas.

Em 2021, foi finalista do Wildlife Photographer of the Year, um dos principais prêmios de fotografia de natureza, pela cobertura dos incêndios no Pantanal. Em 2022, participou como cinegrafista da série Andes Extremo, do History Channel, e já teve fotos publicadas na National Geographic. Atualmente, mora no Peru.

(*) Com as informações do Estadão.

Leia mais:

Ribeirinho de 78 anos é resgatado com vida após 9 dias desaparecido em floresta no AM