O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou nesta sexta-feira (13) como “excelente” o recente ataque de Israel contra o Irã. Em entrevista à emissora ABC News e em publicações na plataforma Truth Social, ele afirmou que não vê mais espaço para um novo acordo sobre o programa nuclear iraniano.
“Acho que foi excelente. Demos a eles uma chance e não aproveitaram. Eles foram atingidos com força, muita força. E há mais por vir. Muito mais”, disse Trump à ABC.
Ele também descartou qualquer nova tentativa de negociação com Teerã e afirmou que o prazo para um acordo já expirou.
“Já houve grande morte e destruição, mas ainda há tempo para que esse massacre dos principais inimigos, os mais brutais, chegue ao fim”, escreveu em sua rede social.
Trump relembrou que, durante seu governo, impôs ao Irã um ultimato de 60 dias para aceitar um acordo nuclear — sem sucesso.
“Há dois meses, dei a eles um ultimato de 60 dias para fazerem um acordo. Eles deveriam ter feito isso! Hoje é o 61º dia. Eu disse o que fazer, mas eles insistiram: não conseguiram. Agora têm, talvez, uma segunda chance!”, declarou.
As declarações vieram após o ataque de Israel ao território iraniano na quinta-feira (12), em resposta ao lançamento de dezenas de mísseis e drones pelo Irã dias antes. Segundo autoridades, a ofensiva israelense mirou instalações militares e centros de comando iranianos ligados ao programa nuclear.
A escalada entre os dois países eleva a preocupação da comunidade internacional sobre a estabilidade no Oriente Médio.
Leia mais:
Trump defende envio da Guarda Nacional a Los Angeles
