Manaus (AM) – Dois irmãos, de 54 e 55 anos, foram presos em flagrante na segunda-feira (30) por manterem a própria mãe, de 79 anos, em situação de cárcere privado no bairro Alvorada, zona Oeste da capital. A ação foi realizada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa Idosa (DECCI).
De acordo com a delegada Larissa Barreto, a equipe iniciou as diligências após receber uma denúncia anônima relatando que os homens usavam drogas dentro de casa, impediam a idosa de sair da residência e praticavam violência psicológica contra ela.
“Confirmamos os crimes ao chegar no local e imediatamente tomamos as medidas necessárias para garantir a proteção da vítima”, afirmou a delegada. Diante da gravidade do caso, foi solicitada à Justiça uma medida protetiva de urgência para a idosa.
Os irmãos foram autuados pelos crimes de violência psicológica, omissão de assistência, exposição ao perigo e cárcere privado. Eles permanecem à disposição da Justiça.
Denúncias podem salvar vidas
A PC-AM reforça a importância de denunciar qualquer suspeita de violência contra idosos. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos números Disque 100 (Direitos Humanos) ou 181 (SSP-AM). A DECCI também recebe denúncias presencialmente na rua do Comércio, bairro Parque 10 de Novembro, ou pela Delegacia Virtual, no site delegaciavirtual.sinesp.gov.br.
Leia mais:
