Tiros de advertência foram disparados, neste sábado (26), pelas Forças de Defesa de Israel (IDF), próximos a caminhões de ajuda humanitária no norte da Faixa de Gaza. Segundo as IDF, a ação foi uma resposta a uma “ameaça imediata” representada por aglomerações de civis nas proximidades das tropas. O exército afirmou não ter conhecimento de vítimas causadas pelos disparos.

Apesar disso, equipes médicas locais relataram seis mortes e mais de 160 feridos em dois episódios distintos envolvendo a distribuição de ajuda humanitária na mesma região. Segundo relatos, 133 pessoas ficaram feridas e seis morreram na noite de sexta-feira (25), enquanto outras 30 pessoas se feriram na manhã deste sábado (26), enquanto aguardavam a chegada dos caminhões com suprimentos.

Declaração

Em comunicado enviado à CNN, as IDF afirmaram que identificaram grandes grupos de civis próximos aos comboios e às tropas durante a madrugada. Como medida de contenção, os soldados teriam realizado disparos para afastar a multidão.

Os incidentes refletem o agravamento da crise humanitária no norte de Gaza, onde milhares de pessoas aguardam socorro em meio à escassez de alimentos, segurança e assistência médica.

(*) Com informações da CNN Brasil

Leia mais: Desnutrição infantil triplica em Gaza