Durante operação na Base Arpão 2, nas proximidades do município de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus), a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreendeu, na terça-feira (5), cerca de 256 quelônios, 50 mantas de pirarucu, 400 quilos de carne de caça e seis sacos de redes de pesca.
A equipe da PM, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), recebeu denúncia sobre o transporte ilegal de tartarugas e pescado em uma embarcação. Durante o patrulhamento fluvial, os policiais avistaram uma canoa com motor rabeta sendo conduzida por um homem próximo à comunidade Boca do Jaú.
Ao perceber a aproximação da equipe, o suspeito fugiu pela mata e abandonou a embarcação às margens do rio. Na vistoria, os policiais encontraram os animais silvestres, o pescado ilegal e a carne de caça armazenados.
Os 256 quelônios foram devolvidos ao habitat natural. Já as mantas de pirarucu e a carne de caça foram doadas às comunidades ribeirinhas da região, conforme protocolo da operação.
A Base Arpão 2 atua na repressão a crimes ambientais e tráfico no interior do estado, com apoio de diversas forças de segurança.
Leia mais:
PM apreende drogas, motores e quelônios durante operação em Coari
