Mariana Monte Alegre Serafim, especialista em direito tributário e diretora jurídica da filial do escritório Nelson Wilians em Manaus, atua na proteção e orientação de empresas da Zona Franca de Manaus (ZFM). Formada pela Universidade Católica de Santos e com especialização pela PUC-SP, ela destaca a importância estratégica do direito tributário para o crescimento sustentável das empresas e o desenvolvimento econômico da região.

No Dia do Advogado, celebrado hoje, 11 de agosto, a diretora jurídica comemora os avanços dentro da advocacia feminina, sendo representadas por mais de 51% dos profissionais, segundo um dos últimos levantamentos da OAB com a FGV. Apesar disso, ainda ocupam menos de 20% dos cargos de liderança nas grandes bancas.

No direito tributário, área que historicamente teve presença masculina predominante, ela afirma que já se pode ver um crescimento expressivo da participação feminina — em eventos, comissões técnicas e na produção acadêmica. No entanto, quando se trata de posições de comando, o número de mulheres ainda é muito inferior.

“Esses dados refletem que, embora tenhamos avançado, o reconhecimento técnico da mulher na advocacia ainda precisa ser mais valorizado, especialmente nos espaços de decisão”, analisa.

Liderar exige preparo

Para ela, que abraçou como bandeira sua atuação na proteção e orientação de empresas sediadas na ZFM, o dia a dia da gestão para liderar pessoas exige preparo, clareza de objetivos e consistência nas entregas.

“O que garante respeito é a postura: assumir a responsabilidade pelas decisões, manter a escuta ativa e atuar com visão estratégica. A autoridade se constrói com base em competência, não em idade ou gênero. Sempre ouvi de grandes líderes que ‘líderes inspiram, mas exemplos arrastam’, e levo isso comigo como princípio na forma de conduzir minha equipe”, afirma.

Como mensagem para as futuras gerações de advogadas que buscam seguir seus passos e contribuir para uma mudança positiva dentro da profissão, a advogada tributarista diz:

“Sejam firmes, consistentes e verdadeiras com vocês mesmas. A jornada nem sempre será fácil, mas vale a pena. O mais importante é não abrir mão da sua voz, da sua autenticidade e da excelência naquilo que se propõem a fazer. O espaço é nosso por mérito, e cabe a cada uma de nós seguir abrindo caminhos com responsabilidade, coragem e consistência para que mais mulheres também possam avançar”, conclui.

Unindo regiões e expandindo direitos

Para o CEO e fundador de um dos maiores escritórios de advocacia da América Latina, o advogado Nelson Wilians, a celebração do Dia do Advogado reforça um posicionamento que vai além da celebração da data: a valorização da advocacia na prática com presença efetiva e atuação estratégica em todo o Brasil.

Há mais de duas décadas, a NWADV adotou uma diretriz ousada: manter unidades próprias em todas as capitais do país. Não como meta de expansão, mas como parte de um modelo de negócio que prioriza agilidade, capilaridade e eficiência. “Não acreditamos em modelos centralizados e distantes. Onde há operação, há risco jurídico — e onde há risco, não cabe distância”, completa o advogado.

(*) Com informações da assessoria

Leia mais:

Advogado influencer é preso após agredir namorada em apartamento