O paratleta de halterofilismo Lucas dos Santos embarca nesta segunda-feira (11/08) para Santiago, no Chile, onde disputará a etapa da Copa do Mundo de Halterofilismo entre os dias 15 e 17 de agosto. Lucas será um dos 16 paratletas que compõem a seleção brasileira na primeira competição internacional após os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Lucas conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio do Bolsa Esporte Estadual, programa que tem sido fundamental para o desenvolvimento de atletas de alto rendimento no estado.

“O Governo do Amazonas reconhece e valoriza o esforço dos nossos paratletas, que representam o estado em competições internacionais. Estamos mantendo nosso compromisso em proporcionar o suporte necessário para que atletas como Lucas dos Santos possam alcançar os melhores resultados e representar o nosso estado com orgulho”, disse o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Diego Américo.

Histórico de conquistas internacionais

O atleta amazonense já conquistou ouro na categoria até 49 kg nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 e bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019.

Antes da competição, Lucas passou por uma semana de treinos intensivos no centro de treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), reforçando sua preparação para iniciar o ciclo rumo aos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028.

“A preparação foi ótima, a aclimatação também, estou pronto para dar o meu melhor e no Chile, se Deus quiser, conquistar uma medalha. Depois do Chile vamos disputar o Mundial do Cairo, a competição mais importante do ano e para a qual eu já estou convocado, então é continuar treinando e brigando para no final conquistar a vaga para as Olimpíadas de Los Angeles”, apostou Lucas.

Competição já conta pontos para Los Angeles 2028

A etapa da Copa do Mundo de Santiago será a primeira a contar pontos para o ranking de classificação das Paralimpíadas de Los Angeles 2028, conhecido como Qualification Pathway, conforme determinado pela World Para Powerlifting (WPPO).

Lucas dos Santos competirá na próxima sexta-feira (15/08), às 10h25, enfrentando outros sete atletas na busca por uma medalha e pontos importantes para o ciclo paralímpico.

Leia mais: Manaus lidera Ideb na região Norte e vence Prêmio Nacional da Educação