O governador do Amazonas, Wilson Lima, inaugurou no município de Itapiranga o 11º Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP). Esta é a primeira unidade fixa do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) no município e integra o plano do governo para ampliar a presença da corporação em municípios do interior.

“Esse grupamento será essencial durante o período de estiagem, mas também para resgates, salvamentos e incêndios urbanos, garantindo respostas rápidas à população”, destacou Lima.

Estrutura completa e capacidade de resposta

O GCIP de Itapiranga possui 191 m², com recepção, comando, sala de instrução, alojamentos, cozinha, refeitório, almoxarifado e garagem. A unidade conta com viatura Auto Tanque Florestal (ATF) com 10 mil litros de água, pulverizadores, motobomba, maçarico, lanternas e cones de sinalização.

Brigadistas e capacitação especializada

A guarnição é formada por cinco militares transferidos definitivamente e 13 brigadistas cedidos pela prefeitura, capacitados pelo CBMAM. O curso de formação tem 18 meses, com 480 horas, e inclui combate a incêndios urbanos e florestais, salvamento aquático e atendimento pré-hospitalar.

Integração Estado-município e serviços administrativos

A inauguração contou com deputados, prefeitos e vereadores da região. Além do combate a incêndios, o GCIP oferece serviços administrativos, como emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

O investimento total na implantação dos GCIPs chega a R$ 25 milhões, fortalecendo a presença do CBMAM em todo o Amazonas e garantindo mais segurança e proteção à população.

Leia mais:

Deputados aprovam data-base da Segurança Pública