A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 52ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de São Paulo de Olivença, prendeu em flagrante, na sexta-feira (15), Francinaldo Ribeiro Arevalo, de 32 anos, conhecido como “Xonadinho”, pelos crimes de comércio ilegal de armas de fogo e de manter espécime da fauna silvestre sem autorização. A prisão ocorreu na comunidade Santa Rita de Wel, zona rural do município, a 985 quilômetros de Manaus.
Descoberta durante fiscalização de comércio local
Segundo o delegado Igor Nunes, a equipe se dirigiu à comunidade para realizar um trabalho de conscientização com comerciantes, coibindo a venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes.
“Durante a visita ao estabelecimento de Francinaldo, constatamos uma caixa de munições calibre 16 da marca J&G exposta à venda. Ao ser questionado, ele admitiu não ter autorização para comercializá-las”, relatou Igor Nunes.
Diante da situação, configurou-se crime em flagrante. Ao verificar outras irregularidades no local, os policiais encontraram uma cobra jiboia armazenada em uma caixa de madeira, sem autorização para manutenção de fauna silvestre.
“O autor foi novamente questionado sobre a guarda do animal e negou autorização, caracterizando crime ambiental. Devido à logística do local e à falta de recipiente adequado, a jiboia foi devolvida à natureza em área afastada da comunidade para evitar riscos à população”, explicou o delegado.
Antecedentes e prisão preventiva
Durante os procedimentos na delegacia, constatou-se que Francinaldo possui antecedentes criminais por estupro, motivo pelo qual sua prisão em flagrante foi convertida em preventiva.
Ele responderá pelos crimes de comércio ilegal de armas de fogo e manutenção irregular de animal silvestre, passará por audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça.
Leia mais: Homem é preso em Manaus por aplicar golpes em app de namoro gay
