A tradicional Roda do Chapéu, evento anual de capoeira, realiza sua 10ª edição neste sábado (16), no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus. A atividade acontece das 18h às 22h, reunindo mestres e praticantes em uma celebração da cultura popular brasileira.
Segundo um dos organizadores, a roda é promovida pelo Grupo de Trabalho da Capoeira (GTC) do Amazonas e tem como objetivo difundir o patrimônio imaterial da roda de capoeira e do mestre de capoeira, reconhecidos pelo Iphan.
“Essa é uma atividade em alusão ao patrimônio material que é a roda de capoeira e o mestre de capoeira. Já estamos há dois anos no Largo de São Sebastião, mas já tivemos o privilégio de realizar a roda até dentro do Palácio da Justiça, que acreditamos ter sido a primeira atividade de capoeira no local”, contou o organizador.
Destaques das edições anteriores
Ao longo das edições, a Roda do Chapéu já lançou dois CDs e contou com a presença de mestres renomados, como a internacional Júlia Figueira e outros mestres brasileiros.
Este ano, o evento também será em memória do mestre Ricardo “Camisa Furada”, presença constante nas rodas, que infelizmente não poderá participar desta edição.
Leia mais: Thiaguinho leva Tardezinha para Manaus
