O pouso de emergência de um avião bimotor no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, na noite desta sexta-feira (22), interrompeu as operações por três horas e provocou transtornos aos passageiros.
Por causa da situação, dois voos atrasaram, oito foram cancelados e quatro alternados. A suspensão das atividades também gerou uma fila quilométrica de pessoas em busca de informações no saguão principal. Muitos passageiros relataram que não sabiam quando conseguiriam embarcar novamente.
A aeronave, modelo Beechcraft King Air, declarou emergência em voo após registrar falha no trem de pouso. O piloto sobrevoou a capital amazonense para reduzir o combustível e, em seguida, conseguiu aterrissar em segurança. Ninguém ficou ferido.
Em nota, a administração do aeroporto orientou que os passageiros procurassem diretamente as companhias aéreas para confirmar a situação de cada voo.
A nutricionista Cristiane Zaltron contou que recebeu a notícia do cancelamento já no aeroporto.
“Falaram que o voo estava cancelado por problemas na pista e que era pra gente vir aqui na agência que eles iam remanejar nosso voo. A gente estava retornando pra nossa casa, achando que amanhã já estaria com nossos filhos e agora é paciência. Esperar”, disse.
O vendedor Washington França Ribeiro reclamou da falta de informações.
“Até agora não falaram nada, se iam remarcar pra amanhã ou para mais tarde. Até agora tá todo mundo aí”, afirmou.
O gerente de logística Daniel Moura criticou a demora no atendimento.
“O problema é esse descaso. Eu estou cronometrando aqui o tempo e uma pessoa está levando em média 6 minutos pra ser atendida ali, então 10 pessoas vai levar uma hora e olha a quantidade de pessoas aqui na fila. Porque não tomaram uma ação antes. Então olha o tempo que a gente tá aqui na fila”, destacou.
O avião permaneceu no ar por um período para reduzir combustível antes de pousar, mas ainda não há detalhes sobre a duração do sobrevoo. A reportagem também tenta contato com a empresa responsável para esclarecer as causas do incidente.
Leia mais
Avião de pequeno porte faz pouso de emergência no aeroporto de Manaus
