A atriz e comediante Berta Loran morreu, na madrugada desta segunda-feira (29), aos 99 anos, em uma unidade de saúde particular localizada em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. A artista, que completaria 100 anos em março do próximo ano, vivia reclusa e mantinha distância da mídia nos últimos anos.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do hospital para confirmação oficial do óbito, mas ainda não obteve retorno.

Conhecida pelo seu humor marcante e trajetória de décadas na televisão brasileira, Berta Loran preferia manter sua imagem preservada. A resistência da atriz a aparições públicas e entrevistas foi confirmada por João Luiz Azevedo, produtor cultural e autor do livro Berta Loran: 90 anos de humor (Litteris), lançado em 2016.

Segundo Azevedo, convites para participações em programas como The Noite, de Danilo Gentili, e Sem Censura foram gentilmente recusados por Berta — mesmo quando acompanhados de mensagens carinhosas, como a enviada pela apresentadora Cissa Guimarães.

No ano em que completou 99 anos, Berta optou por não comemorar a data publicamente e evitou receber visitas, segundo contou uma amiga próxima, que preferiu não se identificar. A decisão reforçava o desejo da artista de se manter reservada nos últimos anos de vida, mesmo entre amigos.

(*) Com informações do Metrópoles

Leia mais:

Homem morre após passar mal em montanha-russa recém-inaugurada da Universal