×
SAÚDE

FCecon triplica número de mestres e dobra o de doutores

O salto no número de pesquisadores foi motivado pelas ações voltadas para o fortalecimento da pesquisa, ensino e a formação de recursos humanos

enfermeira Júlia Mônica Benevides
Doutorando enfermeira Júlia Mônica Benevides, servidora da Fundação Cecon. - Luís Mansueto/FCecon

Manaus (AM) – A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), triplicou o número de mestres e dobrou o número de doutores que atuam na instituição hospitalar nos últimos 11 anos.

Hoje, a Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) conta 18 doutores e 36 mestres, totalizando 61 pesquisadores. Em 2011, eram 18 mestres e 8 doutores.

O salto no número de pesquisadores foi motivado pelas ações voltadas para o fortalecimento da pesquisa, ensino e a formação de recursos humanos, bem como a consolidação do Programa de Bolsas de Apoio à Iniciação Científica (Paic) e grupos de pesquisa cadastrados junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Segundo a diretora da DEP/FCecon, Kátia Luz Torres, o avanço também ocorreu nas parcerias firmadas com centros de pesquisa da área de oncologia do Amazonas, Pará e São Paulo.

Ela pontua que o objetivo é proporcionar uma estrutura robusta para que os servidores consigam realizar o mestrado e doutorado.

Pesquisadores

Entre os novos doutorandos que compõem o quadro de pesquisadores da Fundação Cecon está a enfermeira Júlia Mônica Marcelino Benevides, que foi aprovada na seleção do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O resultado foi divulgado na primeira quinzena de março.

A enfermeira Júlia Mônica teve selecionado o projeto “Perfil clínico, epidemiológico, imunológico e qualidade de vida dos pacientes com câncer colorretal atendidos na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas”, orientado pelo professor José Fernando Marques Barcellos (Ufam).

A pesquisa está vinculada a um projeto temático institucional mais amplo, envolvendo vários aspectos do câncer colorretal, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Segundo Júlia Mônica, a pesquisa será realizada na própria Fundação Cecon, onde se pretende descrever o perfil clínico, epidemiológico, imunológico e a qualidade de vida de 150 pacientes com câncer colorretal – suspeita ou diagnóstico confirmado – atendidos no período de 2022 a 2024, identificados por meio da demanda espontânea do ambulatório da instituição.

Câncer colorretal

O câncer colorretal é o terceiro tumor mais incidente no mundo. A cada ano do triênio 2020-2022, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 20.540 casos novos em homens e 20.470 em mulheres no Brasil. Para o Amazonas, O Inca estima 230 novos casos, sendo 120 em homens e 110 em mulheres.

*Com informações da Agência Amazonas

Leia mais:

Reforma do centro cirúrgico da FCecon alcança 80% de obras concluídas

“Me senti humilhada”, diz paciente que alega ter sido maltratada na FCecon, em Manaus

FCecon capacita técnicos em radiologia do interior do Amazonas

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *