×
Reclamações

“Me senti humilhada”, diz paciente que alega ter sido maltratada na FCecon, em Manaus

Pacientes procuraram o Em Tempo para reclamar do atendimento de alguns servidores da unidade

Manaus (AM) – A demora por exames e consultas, além de denúncias de grosseria e maus-tratos por parte de alguns servidores da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), tem gerado dor de cabeça em pacientes da unidade hospitalar, que procuraram o Em Tempo para denunciar a situação.

A dona de casa Maria do Rosário, de 35 anos de idade, mora no São José, Zona Leste da capital, e conta que demorou meses para conseguir uma simples consulta.

“Para falar com o médico, foi aquela luta, e eu estava com muitas dores na região abdominal. Teve um dia, de manhã, que fui muito maltratada por uma pessoa da recepção. Não teve, por mim, a mínima empatia, vendo meu momento de dor”,

disse.

Outro que reclama é o aposentado Raimundo Nonato, de 70 anos. De acordo com ele, ao conseguir uma consulta com uma médica do local, foi tratado às ‘patadas’.

“Não sei porquê essa pessoa escolhe a medicina, se não sabe lidar com as pessoas. A gente já vem caindo pelas tabelas, atravessando a cidade toda. Moro lá no Jorge Teixeira, saí cedo de casa nesse dia, e ainda para ser tratado como um cachorro velho. Não aceito isso”, comenta.

Se a situação de quem faz tratamento e mora em Manaus é difícil, ela se torna ainda mais complicada quando o paciente vem do interior do estado. Geralmente, de municípios bem distantes, como é o caso de Socorro Gomes (nome usado para preservar a identidade), que está há 4 meses em Manaus e veio de Urucurituba (distante a 273 quilômetros da capital).  

Segundo ela, que faz tratamento para câncer uterino, durante um procedimento, teve de aguentar a ‘grosseria’ de um enfermeiro.

“Tem muito médico maravilhoso no hospital, tem muito enfermeiro humano. A maioria dos profissionais que trabalha lá trata a gente muito bem. Mas, por esses que tratam a gente mal, todos acabam pegando a fama. Tinha sido tratada muito bem pela minha médica e mandaram esse enfermeiro para me auxiliar. O homem fazia uma cara de poucos amigos e me falava coisas como “bora, maninha, te apressa” na hora que eu tive que fazer meu exame. Me senti humilhada”,

desabafa.

O estudante Renan Maia, de 18 anos de idade, conta que a mãe, que veio de Itacoatiara (distante a 176 quilômetros de Manaus) e está em uma quitinete alugada nas proximidades da unidade hospitalar, foi recentemente maltratada por um servidor da FCecon e está indignada.

“Vim acompanhando ela pelas dificuldades de tratamento no interior e por aqui ser referência. Minha mãe vende salgados para sobreviver e eu ajudo ela, aqui. Alugamos para ficar perto do tratamento dela e passar por isso foi muito dolorido para ela. O pessoal desse hospital é ‘de boa’. Algumas pessoas que estragam. Tomara que a direção veja isso”, disse.

Resposta

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação do hospital para relatar as reclamações. Por meio de nota, a FCecon informou que “preza pelo atendimento humanizado e de qualidade a todos os usuários do sistema público de saúde e orienta que o paciente ou acompanhante que possua alguma queixa a fazer contra servidores da instituição, que procure a Ouvidoria da Fundação para registrar o caso. A Ouvidoria é o setor responsável por encaminhar as queixas para a devida apuração”, disse a nota.

Leia mais:

Pacientes denunciam mal atendimento na Fundação Cecon, Zona Centro-Oeste de Manaus

Em evento, diretor da FCecon fala de avanços no tratamento do câncer no AM

FCecon capacita técnicos em radiologia do interior do Amazonas

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Comentários:

  1. “FCecon informou que “preza pelo atendimento humanizado e de qualidade a todos os usuários ”
    Isso é mentira… minha irmã com uma metástase na cabeça sofria com dores… falei ao médico que quando mexia a cabeça sentia fortes dores… Sabem qual foi a resposta do tal médico? “É SÓ ELA NÃO MEXER A CABEÇA”… naquele momento quis pular no pescoço dele e esganá-lo. O atendimento é péssimo e o hospital é imundo… fede. A dor dos mal tratos é maior que a dor da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *