O PQA (Prêmio Qualidade Amazonas) chega a seu 32º ano, em parceria com o FestQuali. Guiada pelo conceito de “qualidade ampla” (gestão, inovação, ética, sustentabilidade e impacto social), a associação sem fins lucrativos veio somar forças na quarta edição da Feira da Qualidade do PQA, a maior do gênero, em todo o país. Marcado para o período de 8 a 11 de outubro, das 8h às 20h, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, o evento tem importância estratégica e traz a participação de diversos setores, incluindo organizações públicas voltadas para o trabalho social. Todos unidos em torno da excelência na qualidade. Durante o evento, ocorrerá também a 26ª Mostra de Gestão e Melhorias para a Qualidade, na qual os concorrentes ao PQA, apresentam os processos e soluções que diferenciam suas empresas e organizações no mercado.
A importância da feira atraiu um aumento de 30% nas organizações inscritas: 87 das 96 concorrentes ao prêmio participam da mostra. Já o FestQuali PQA 2025, que está integrado ao evento, trará oito palestrantes de renome, focadas no tema da “Qualidade Ampla e ISO 9001:2026 – Desafios, Inovação e a Nova Cultura da Excelência”, com participação gratuita e direito a certificado. Um dos destaques é o consultor Sammy Obara, que conta com 40 anos de experiência Lean – filosofia de gestão que visa excelência, com o mínimo de recursos e máxima eficiência. Ele já ajudou mais de 450 empresas a implementar o Sistema Toyota de Produção em cinco países.
A expectativa é de uma frequência diária de duas mil pessoas na feira, que também terá área especial reservada às crianças.
“Além dessa grande quantidade de empresas participantes, temos diversidade de segmentos. Durante a tarde, teremos o FestQuali, com palestras. A ideia é também oferecer um ambiente onde o funcionário da organização que vai se apresentar possa levar seu filho. Por isso, estamos trabalhando para montar um lugar para as crianças se divertirem, que terá programação fortalecida no sábado”, resumiu a coordenadora do Programa Qualidade Amazonas, gestora do Dampi/Fieam e organizadora do evento, Erlen Lúcia Oliveira Montefusco.
Parceria estratégica
A coordenadora do Programa Qualidade Amazonas, gestora do Dampi/Fieam e organizadora do evento, destaca a parceria estratégica com o FestQuali como um dos principais trunfos da edição deste ano.
“Fomos procurados pela ABQ (Associação Brasileira da Qualidade), que está envolvida diretamente na criação do FestQuali, que promove um festival da qualidade, de mesmo nome, no Sul do país. A ideia deles era vir a Manaus para conhecer o evento de perto e estão trazendo um palestrante também. Porque o PQA é o programa mais antigo do Brasil, e o único nesse formato. Com essa robustez e alcance, só tem no Amazonas”, garantiu.
A executiva salienta que as palestras do FestQuali estão focadas nas mudanças da ISO, um tema de interesse para todas as empresas, sendo coroado pela apresentação do consultor Sammy Obara, sobre o método Lean e sua experiência na Toyota.
Outros palestrantes de destaque são o diretor de operações na Shainin, Rafael Pavão; e o diretor de Soluções para Clientes da Shainin e especialista global em soluções industriais, Peter Steinhauser. Participam ainda a especialista em gestão e educação na saúde, Mirian Cohen; o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva; os co-fundadores do FestQuali, Evandro Ribeiro e Nayara Silva, além da própria organizadora.
(*) Com informações da assessoria
