Três balsas foram incendiadas na manhã desta quinta-feira (9) nas proximidades da comunidade Bom Sucesso, na zona rural de Manaus, às margens do Rio Amazonas, após um ataque de piratas dos rios.
Segundo moradores, uma embarcação transportando 700 mil litros de combustível — 500 mil de gasolina e 200 mil de diesel — foi abordada por criminosos.
Durante a tentativa de transferência da carga para duas balsas, um incêndio teve início e se espalhou rapidamente por todas as embarcações, permanecendo com risco de explosão.
O Corpo de Bombeiros informou, em nota, que foi acionado para atender à ocorrência nesta manhã e que novos detalhes serão divulgados assim que a situação for controlada.
As autoridades investigam as circunstâncias do incidente e irão confirmar se o incêndio nas embarcações foi provocado por um ataque de piratas.
Marinha do Brasil atua no local
A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 9° Distrito Naval (Com9°DN), informou nesta quinta-feira (9) que tomou conhecimento do incêndio em um conjunto de balsas de transporte de combustíveis no Rio Amazonas, próximo à Ilha das Onças, a cerca de 40 milhas náuticas de Manaus (AM).
Para conter a ocorrência, o Com9°DN acionou o Navio-Patrulha Fluvial “Raposo Tavares”, o Navio de Assistência Hospitalar “Carlos Chagas”, uma aeronave do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste, a lancha Mutirum e uma lancha da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental. As equipes atuam em coordenação com o Corpo de Bombeiros e órgãos ambientais estaduais.
Até o momento, não há registro de vítimas nem indícios de poluição hídrica.
Leia mais: Polícia desarticula quadrilha de ‘piratas do rio’ que atacou embarcação em Borba
