Fogo na COP30! Um incêndio atingiu, na tarde desta quinta-feira (20), um dos pavilhões da conferência do clima em Belém (PA), levando à evacuação imediata de participantes por medida de segurança.
Os primeiros relatos do fogo na COP30 surgiram pouco depois das 14h, e até por volta das 14h20 ainda não havia detalhes sobre a origem do fogo. Por volta das 14h30, o ministro do Turismo, Celso Sabino, informou que o incêndio já havia sido controlado.
As chamas atingiram a zona azul, conhecida como Pavilhão dos Países, onde se reúnem negociadores e ministros. A energia elétrica do local precisou ser desligada. Não houve registros de feridos.
Em entrevista à jornalista Andréia Sadi, o governador Helder Barbalho afirmou que as equipes trabalham com duas hipóteses para o incêndio: falha em um gerador ou curto-circuito em um stand. A ONU aguarda a liberação do Corpo de Bombeiros para retomar as atividades no local.
A organização da COP30 informou que o incêndio ocorrido na região de pavilhões da Blue Zone está controlado e não deixou feridos. As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local.
Leia mais
Carta preliminar da COP30 destaca fim dos combustíveis fósseis e metas climáticas
