Coari (AM) – O governador Wilson Lima inaugurou, nesta sexta-feira (12/12), a primeira etapa das obras do sistema viário de Coari, realizadas pelo Programa Asfalta Amazonas, e entregou oficialmente os mais de 4.595 pontos de LED instalados na cidade pelo Ilumina+ Amazonas. As ações representam investimentos em mobilidade urbana, segurança e modernização da cidade.
Obras viárias estruturantes melhoram a mobilidade
As obras, executadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), incluem pavimentação, recapeamento, drenagem, sinalização e iluminação pública. A primeira entrega contemplou a Avenida Plínio Coelho, com 1,4 quilômetro de novo pavimento e iluminação LED, totalizando R$ 1,8 milhão em investimentos. A via passa a integrar o anel viário de acesso ao novo porto de Coari.
“O objetivo é fiscalizar e concluir entregas que realmente melhoram a vida de quem mora aqui no município”, destacou o governador Wilson Lima.
O Programa Asfalta Amazonas segue com 16,67 quilômetros de novas vias em execução, contemplando bairros como Chagas, Liberdade e União, com investimentos de R$ 25 milhões.
Iluminação LED amplia segurança e eficiência energética
O Ilumina+ Amazonas modernizou toda a iluminação pública da sede de Coari, substituindo lâmpadas antigas por 4.595 pontos de LED. O programa abrange 61 municípios do interior e 245 comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas, totalizando 119 mil luminárias de LED, tornando o Amazonas o primeiro estado do país com iluminação pública 100% sustentável.
O morador Gonçalo Martins, do bairro Nazaré Pinheiro, ressaltou a diferença: “Hoje está mais iluminado, perfeito. Tem muito mais segurança. As filmadoras dos Ciops têm mais visão do que acontece em assaltos e acidentes.”
Benefícios para moradores e comércio
A nova iluminação aumenta a visibilidade das ruas, promove mais segurança e contribui para o desenvolvimento local. Com as vias pavimentadas e iluminadas, moradores e comerciantes têm mais facilidade de deslocamento e maior qualidade de vida.
Leia mais:
Wilson Lima entrega 150 novos títulos definitivos de propriedade em Novo Airão
