A confraternização promovida na sexta-feira (19) pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) reuniu um amplo espectro de lideranças políticas e institucionais do Amazonas.
O evento contou com a presença de 49 prefeitos de diversos municípios, além de vereadores, deputados estaduais, deputados federais, do senador Omar Aziz (PSD-AM) e de representantes do setor produtivo.
Homenagens e celebrações marcam o evento
A celebração incluiu homenagens ao aniversário de Eduardo Braga, ocorrido no dia 6 de dezembro, e aos aniversários de municípios amazonenses que acontecem neste período do ano.
As homenagens fortaleceram o clima de união e reconhecimento entre as lideranças presentes. Durante seu discurso, Braga ressaltou que os avanços conquistados neste ano são resultado da atuação conjunta da bancada amazonense em Brasília.
“Obrigado. Nós não teríamos conseguido tantas vitórias neste ano se fosse apenas por mim e pelo Omar. Foi por causa da união e da competência da nossa bancada federal. Somos apenas 11 parlamentares contra 73 de São Paulo, e mesmo assim vencemos”, afirmou.
O senador destacou a preservação da Zona Franca de Manaus até 2073, garantida durante a Reforma Tributária, da qual foi relator no Congresso Nacional.
Braga também citou os progressos na BR-319 e alterações na legislação ambiental e de licenciamento, que devem viabilizar mais de 7 mil obras atualmente paralisadas no país.
Além disso, mencionou os investimentos em saúde, educação e infraestrutura nos municípios, viabilizados por emendas parlamentares.
“Se o Amazonas tem sobrevivido e avançado, devemos a Deus em primeiro lugar e ao trabalho conjunto das emendas dos deputados federais, senadores e deputados estaduais”, declarou.
Setor produtivo reconhece papel do senador
O senador Omar Aziz destacou a parceria histórica com Braga e seu papel na Reforma Tributária. “Se MDB e PSD não concordarem, nada é aprovado no Senado. Eduardo teve a capacidade de construir consenso e garantir que a Zona Franca fosse preservada no texto. Isso já está dando resultado: recorde de faturamento, maior nível de empregos da história da Zona Franca, com segurança jurídica e previsibilidade”, afirmou.
O presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Ralph Assayag, também elogiou o senador.
“Tivemos um ano muito difícil, e se não fosse a capacidade técnica, o talento e a garra do senador Eduardo Braga, a Zona Franca não teria sido preservada. O comércio do Amazonas tem uma dívida com o senador”, declarou.
O presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), Lúcio Flávio Moraes de Oliveira, lembrou que 2025 foi decisivo para consolidar a Reforma Tributária.
“Esse trabalho trouxe segurança jurídica e previsibilidade. As indústrias puderam planejar, atrair investimentos, e isso está refletido na forte procura pelo Polo Industrial de Manaus para 2026”, disse.
Leia mais: Eduardo Braga propõe abrir mercado de energia para residências e pequenos comércios.
