Depois de uma longa novela, o Flamengo chegou a um acordo com Filipe Luís e sua comissão técnica e anunciou a renovação do contrato na manhã desta segunda-feira, a três dias do fim. O treinador, que receberá valorização salarial, vai assinar por dois anos, até o fim de 2027.
“A história NÃO vai parar de ser escrita. Ele fica até 2027!”, comemorou o Flamengo nas redes sociais.
Aumento salarial e contexto do contrato
Filipe Luís recebia o mesmo salário desde que assumiu o Flamengo em outubro de 2024, após a demissão de Tite. Era o menor valor entre todos os treinadores da Série A do Brasileirão. Ele receberá um aumento considerável com o novo contrato, mas não será o maior do país.
Negociação longa e principais obstáculos
A negociação acontecia desde o primeiro semestre, e os últimos dias foram de muitas conversas até chegar a um denominador comum. A questão financeira foi o principal empecilho, mas o Flamengo esticou a corda e chegou perto do que Filipe Luís pediu. Bonificações e multa rescisória foram outros pontos que o clube precisou flexibilizar para manter o técnico.
Concessões de Filipe Luís
Para fechar o acordo, Filipe precisou ceder, reduzir a pedida e aceitar o pacote oferecido pelo Flamengo, que já incluía as remunerações dos seus dois auxiliares: o espanhol Ivan Palanco e o preparador físico Diogo Linhares.
Após quase desistir do negócio no fim de semana, o clube recebeu na noite de domingo a resposta definitiva para fazer o anúncio na manhã desta segunda.
Declaração da diretoria
“O desfecho positivo só foi possível porque havia, de ambas as partes, o desejo genuíno de continuidade do projeto, além da disposição conjunta para convergir interesses e construir um acordo equilibrado e sustentável, que atendesse aos anseios do técnico, mas também às políticas de governança do clube estabelecidas pelo Bap” declarou José Boto, diretor executivo de futebol do clube.
Impacto no planejamento do Flamengo
A renovação destrava o planejamento do Flamengo para 2026. Filipe Luís já vinha participando de tudo, mas a arrastada negociação gerou desgaste e até pessimismo no clube, o que fez a diretoria travar novas saídas de jogadores para caso um novo treinador assumisse avaliar o elenco.
A gestão chegou a trabalhar com três opções de técnico: Leonardo Jardim, Artur Jorge e Thiago Motta. Mas a prioridade ainda era buscar um acordo com Filipe e sua comissão, por isso o Fla esticou a corda.
Méritos de Filipe Luís
O técnico terminou a temporada muito valorizado por causa dos títulos do Brasileirão e da Libertadores e da boa campanha na Copa Intercontinental. Ele já vinha participando do planejamento do Flamengo para a temporada 2026, e a continuidade do trabalho era interesse das duas partes.
Multa e possibilidade de Europa
Filipe Luís tem desejo de trabalhar na Europa, por isso a multa tinha papel importante na discussão. O técnico, porém, entende que este não seria o melhor momento para uma transferência: além da janela menos aquecida, por causa do meio da temporada no futebol europeu, ele não tem as credenciais exigidas pela Uefa para atuar no Velho Continente.
Retorno e pré-temporada
O treinador passa férias na Europa. O elenco profissional do Flamengo deve se reapresentar na segunda quinzena de janeiro, de olho no Carioca, no Brasileirão e na Supercopa — o primeiro título da temporada será disputado contra o Corinthians, no dia 24 de janeiro.
Leia mais
Flamengo se separa de Filipe Luís e mira Leonardo Jardim como novo técnico
Siga o portal EM TEMPO no Instagram
