Brasília (DF) – O Exército Brasileiro, por intermédio do general Francisco Humberto Montenegro Júnior, negou a uma comitiva parlamentar a oferta de apoio logístico para que os deputados e senadores visitassem territórios Yanomami, em Roraima. A informação foi confirmada ao jornal Metrópoles pela assessoria do senador Humberto Costa (PT-PE), autor do ofício solicitando apoio.
Na peça, o senador relata que, na última semana, solicitou apoio logístico para realizar diligências externas entre as comunidades localizadas entre Boa Vista (RR) e o distrito de Surucucu.
Seis dias depois, quando os parlamentares já estavam na região, o Exército respondeu que não seria possível prestar auxílio “tendo em vista a restrição dos meios aéreos disponíveis na região amazônica”.
“Por oportuno, solicito a vossa excelência considerar a possibilidade de encaminhar ao Ministério da Defesa a presente solicitação, a fim de verificar a viabilidade de atendimento por intermédio de outra força”
, sugere o militar.
A comitiva em questão foi criada diante dos recentes episódios de violência sofridos pelos povos Yanomamis, que temem com o avanço do garimpo ilegal em seus territórios. A missão oficial dos parlamentares terminou nessa quinta-feira (12).
Participam da comitiva os senadores Chico Rodrigues (União-RR), Eliziane Gama (Cidadania-MA), Humberto Costa (PT-PE) e Leila Barros (PDT-DF), além da deputada Joenia Wapichana (Rede-RR).
*Com informações do Metrópoles
Leia mais:
Milton Ribeiro nega denúncias de benefícios a pastores e Bolsonaro
Presidente do Senado diz que venda da Petrobras não está “no radar”
Bolsonaro sobre preço dos combustíveis: “Vamos recorrer à Justiça”
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱