O curta de animação “Bio-Bôla e o Mundinho” estreia neste sábado (28), às 18h30, no Cineteatro Guarany, com entrada gratuita. A obra, criada pela artista Lorena Souza, une linguagem artística e conscientização sobre problemas ambientais atuais.

Além disso, a produção aposta no formato de baixo estímulo e utiliza recursos visuais e sonoros mais suaves para abordar temas como poluição, desnutrição e obesidade. Dessa forma, o filme promove uma reflexão acessível e tranquila sobre a relação entre seres humanos e o planeta.

Enredo aborda crise ambiental de forma lúdica

A história acompanha Bio-Bôla, uma cebola teimosa que vive fugindo da panela. Em sua nova aventura, o personagem constrói um foguete de papel e, em seguida, viaja pelo espaço para entender o que acontece com o “mundinho”.

Ao observar a Terra, ele encontra sinais claros de degradação ambiental, como desmatamento, lixo e poluição. Além disso, percebe que a saúde das pessoas também sofre impactos diretos. Assim, a narrativa reforça a necessidade de mudança de hábitos para preservar o planeta.

Produção utiliza técnica de stop motion

A equipe produziu o curta com a técnica de stop motion, que cria a ilusão de movimento por meio de fotografias sequenciais. Ao todo, os criadores registraram mais de 2.600 imagens para dar vida à história.

Por isso, o processo exigiu planejamento detalhado, criatividade e dedicação intensa da equipe.

Baixo estímulo amplia acessibilidade

A proposta de baixo estímulo prioriza cores suaves, movimentos mais lentos e uma narrativa simples. Com isso, a animação evita sobrecarga sensorial e facilita a compreensão do conteúdo.

Além disso, a iniciativa amplia o acesso e, ao mesmo tempo, incentiva o público a refletir sobre questões ambientais de forma mais consciente. Dessa maneira, o filme promove uma experiência mais tranquila e inclusiva.

Artista une arte e conscientização

Natural de Belém (PA), Lorena Souza atua como multiartista, desenhista, roteirista, compositora de jingles, escritora e criadora de personagens. Em 2022, ela lançou seu primeiro livro, no qual apresentou o personagem Bio-Bôla.

Desde então, a artista busca integrar arte e conscientização em seus projetos. Nesse sentido, “Bio-Bôla e o Mundinho” reforça o potencial da produção cultural como ferramenta de transformação social e ambiental.

Sessão contará com filmes convidados

Além da estreia do curta, o evento também exibirá produções convidadas:

  • “Contos Mirabolantes – O Olho do Mapinguari”, de Andrei Miralha e Petronio Medeiros
  • “Fatia”, de Cecilia Dos Anjos
  • “Cem Pilum – A história do dilúvio”, de Thiago Morais

Além disso, o projeto recebeu apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura de Manaus, via Concultura, com suporte do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço

O que: Lançamento de “Bio-Bôla e o Mundinho”
Quando: 28 de março, às 18h30
Onde: Cineteatro Guarany
Entrada: Gratuita

Leia mais: