Manaus (AM) – Doze municípios do Amazonas estão em Situação de Emergência devido aos impactos da cheia dos rios, segundo boletim divulgado pelo Governo do Estado, por meio do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais.

Municípios em situação de emergência, alerta e atenção

De acordo com os decretos municipais, os 12 municípios em Situação de Emergência são: Boca do Acre, Eirunepé, Itamarati, Carauari, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Canutama, Tabatinga, Tapauá, Lábrea, Santo Antônio do Içá e Juruá.

Outros 7 municípios estão em Alerta: Pauini, Tonantins, Guajará, Ipixuna, Envira, São Paulo de Olivença e Amaturá.

Já 15 municípios seguem em Atenção: Humaitá, Apuí, Manicoré, Novo Aripuanã, Borba, Nova Olinda do Norte, Beruri, Jutaí, Fonte Boa, Tefé, Maraã, Uarini, Alvarães, Japurá e Coari.

No total, a estimativa é de 112.835 pessoas afetadas pelas inundações em todo o estado.

Ações de apoio às famílias afetadas

A Defesa Civil do Amazonas já enviou, em 2026, um total de 89 kits de purificadores de água do projeto Água Boa para 16 municípios. A ação busca garantir acesso à água potável durante os períodos de cheia e estiagem.

Os municípios atendidos foram Santa Isabel do Rio Negro, Fonte Boa, Iranduba, Eirunepé, Amaturá, Boa Vista, Tonantins, Santo Antônio do Içá, Jutaí, Urucará, São Sebastião do Uatumã, Benjamin Constant, Urucurituba, Itacoatiara, Apuí e Envira.

Monitoramento contínuo da cheia

A Defesa Civil do Amazonas mantém monitoramento constante dos níveis dos rios por meio do Centro de Monitoramento e Alerta. O órgão atua em conjunto com o Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais para reduzir os impactos da cheia nas regiões afetadas.

Leia mais:

Operação Cheia 2025 ajuda 1.700 comunidades ribeirinhas no Amazonas