O Teatro Amazonas recebe, neste domingo (5), às 19h, um concerto gratuito em comemoração ao centenário da pianista Jerusa Mustafa. Além disso, o evento é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Assim, integra a programação artística voltada à valorização da memória e da produção musical do estado.
O espetáculo, realizado pela Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), com direção musical e regência de Marcelo de Jesus, reúne pianistas atuantes em Manaus. Dessa forma, o concerto promove um encontro coletivo que evidencia a continuidade da tradição pianística local.
Repertório une música clássica e brasileira
Com arranjos de Adonnay Júnior, o repertório percorre obras do erudito internacional e da música brasileira, estabelecendo diálogo entre diferentes períodos e estilos. Entre os destaques está o Concerto para piano nº 7 em sol menor, BWV 1058, de Johann Sebastian Bach, interpretado pelos pianistas Irina Kazak, Átila de Paula e João Gustavo Kienen.
Além disso, o programa inclui Pavane, de Maurice Ravel, com Pedro Panilha, e obras amazônicas como Valsa Amazônica nº 2, de Arnaldo Rebelo, interpretada por Bruno Nascimento, e Encontro das Águas, com Luciano Dantas.
O concerto ainda apresenta Canções sem palavras Op. 2 nº 3, de Victor Lins; Miniatura em Jazz, de Mark Nevin, com Enzo Valentim Vieira; e O voo do besouro, de Nikolai Rimsky-Korsakov, interpretado por João Gabriel. Por fim, o Prelúdio “Gota d’água”, de Frédéric Chopin, será executado pelo maestro Marcelo de Jesus.

Encontro de gerações e valorização da música local
O evento promove um encontro entre diferentes trajetórias e gerações de músicos. Assim, evidencia a permanência e renovação da prática pianística no Amazonas. Além disso, a homenagem reforça a contribuição de Jerusa Mustafa para a formação musical no estado e destaca o compromisso com a valorização de artistas que marcaram a história cultural amazonense.
Leia mais:
