O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou, na quarta-feira (16), em Moscou, na Rússia, que autorizou a abertura de um crédito extraordinário no Orçamento da União para financiar as ações de defesa civil e obras de reconstrução em Petrópolis.
A cidade, localizada na região serrana do estado, foi atingida por uma tempestade que deixou dezenas de mortos. O presidente não informou, porém, o valor do crédito que será aberto para as áreas afetadas.
Bolsonaro também confirmou que sobrevoará as áreas atingidas pelas chuvas na sexta-feira (18/2), conforme antecipou a coluna.
Ele explicou ter adiado a tradicional live de quinta-feira para retornar mais cedo da Hungria ao Brasil e chegar a tempo para sobrevoar a cidade.
O chefe do Executivo brasileiro informou que decidiu, inclusive, mudar a rota da volta ao Brasil da Europa para ir direto para o Rio.
De Budapeste, onde se encontrará com o primeiro ministro húngaro, Victor Orban, nesta quinta-feira (17), o presidente pousará direto no Aeroporto do Galeão, na capital fluminense, e não em Brasília.
O chefe do Palácio do Planalto contou ter conversado com os ministros Paulo Guedes (Economia) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) sobre as medidas que o governo federal tomará em relação a Petrópolis.
Bolsonaro disse que apresentará os detalhes ao prefeito do município na sexta.
“O Marinho deixou para viajar comigo [para a cidade]”, comentou.
As declarações do presidente foram dadas em rápida entrevista à imprensa após encontro dele com empresários em um hotel de Moscou.
O evento foi o último compromisso oficial de Bolsonaro na Rússia. Ele partirá para a Hungria no início da manhã desta quinta-feira, começo da madrugada no Brasil.
Antes da reunião com empresários, Bolsonaro teve encontro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Kremlin.
Também se reuniu com o presidente da Duma de Estado, equivalente à Câmara dos Deputados brasileira.
Bolsonaro comentou tragédia
Mais cedo, durante agenda em Moscou, na Rússia, o presidente Jair Bolsonaro mencionou a tragédia em declaração conjunta ao lado do presidente russo Vladimir Putin, este prestando solidariedade às vítimas.
“Agradeço os teus votos de solidariedade para com a população de Petrópolis e Rio de Janeiro, que foi acometida no dia de ontem por uma catástrofe. Que Deus conforto os seus familiares”, afirmou Bolsonaro.
*Metrópoles
Leia mais:
Governador do RJ pede ajuda para reconstruir Petrópolis após temporal
Veja fotos e vídeos chocantes do temporal em Petrópolis
Número de mortos em Petrópolis (RJ) chega a 44, após fortes chuvas
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱