Um estudo promovido por pesquisadores da Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes) mostrou que a infecção por Covid-19 elevou o nível de açúcar no sangue de pacientes que se recuperavam da doença.
Segundo o site A Gazeta, o estudo coordenado pela pneumologista e professora do Departamento de Clínica Médica da Ufes, Jessica Polese, analisou 44 pacientes curados da Covid-19. Com a ideia inicial de avaliar a função pulmonar durante a pós-recuperação, mas outros sintomas chamaram a atenção até 180 dias após a alta do hospital.
Exames mostraram a prevalência de hiperglicemia (níveis de açúcar muito elevados) nos pacientes analisados. E 25% deles, sem nenhum histórico anterior, estavam em estágio pré-diabetes seis meses após a alta.
“A dúvida que temos é quanto tempo durará esse aumento de glicose. O que sabemos é que a infecção descontrola as células produtoras de insulina do pâncreas. Essa inflamação gera uma resistência à insulina, que é um mecanismo do pré-diabéticos”,
disse Polese ao veículo capixaba.
*Com informações do Isto É
Leia mais:
“Fumar de castigo”: a receita simples de médica brasileira que leva mais gente a largar o cigarro
Varíola dos macacos pode causar complicações raras em pacientes
Cetam oferta 31 mil vagas para cursos na modalidade EaD nesta terça-feira (2)
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱