×
Contexto

Lewandowski recebe Medalha Ruy Araújo hoje na ALEAM

O ministro Ricardo Lewandowski recebe, nesta sexta-feira (19), às 9h, a Medalha Ruy Araújo, a mais alta comenda da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam)

Foto: TJAM

Recém-empossado vice-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ministro Ricardo Lewandowski recebe, nesta sexta-feira (19), às 9h, a Medalha Ruy Araújo, a mais alta comenda da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

O autor da propositura é o deputado-presidente da Casa, Roberto Cidade (UB).

“O ministro vem a Manaus em um momento importante para o nosso País, quando iremos às urnas mais uma vez. A comenda é uma demonstração de respeito ao TSE, presidido pelo ministro Alexandre de Moraes, e de compromisso com o processo eleitoral”, diz Cidade.

A medalha será mais uma distinção do Amazonas a Lewandowski, que já tem a cidadania amazonense e o título de Doutor Honoris Causa da UEA.

UFC religioso

A disputa pelo voto evangélico elevou ainda mais a temperatura da campanha política deste ano entre os principais concorrentes à Presidência da República: Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT).

Os comandos das duas campanhas ficaram mais agitados depois da divulgação de pesquisa do PoderData, no Rio de Janeiro, que mostrou Bolsonaro com 52% de vantagem sobre Lula, que abocanhou só 31% da preferência do eleitorado religioso do Estado.

Os bolsonaristas escalaram a primeira-dama Michelle Bolsonaro para tentar a ampliar a vantagem sobre o petista, enquanto Lula mobilizou a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, sua esposa, para entrar no octógono da batalha de votos e buscar diminuir a diferença em relação ao atual presidente no RJ.

O “demônio”

Em São Paulo, pastores evangélicos aumentaram seu engajamento em favor de Bolsonaro após a divulgação de um vídeo, datado de 2021, em que Lula aparece participando de um ritual de candomblé.

O pastor de uma Assembleia de Deus de Botucatu (SP) advertiu seus fiéis: “Quem votar no Lula não merece tomar a ceia do Senhor”.

Segundo o pastor, Lula estava possuído no ritual. “Ele falou lá numa roda de saravá, quando recebeu lá pipoca na cabeça, que ‘os demônios agora estão me incomodando’. E você tem coragem de falar que vai votar num homem desses?”, disse o líder evangélico.

Empatados no RJ

Números da pesquisa Genial/Quaest apontam empate técnico entre Jair Bolsonaro e Lula em um dos maiores colégios eleitorais do país, o Rio de Janeiro.

Os dois candidatos aparecem com 39%. A pesquisa confirma o crescimento de Bolsonaro, que no levantamento anterior obteve 34% da preferência dos eleitores.

Egberto Batista

Ex-marqueteiro do ex-presidente da República, Fernando Collor de Mello, o publicitário Egberto Batista está em Manaus para coordenar o marketing da campanha eleitoral do governador Wilson Lima, que postula a reeleição.

Vencedor de todas as campanhas que comandou no Estado entre 1996 e 2014, o “mago do marketing” acompanhou a caminhada de Wilson, na quarta-feira (17), misturado a um exército de 5 mil apoiadores no bairro João Paulo, Zona Leste de Manaus.

Máquinas na AM-352

De acordo com a Seinfra, as máquinas começarão a roncar nos próximos dias em todos os 100 quilômetros da Rodovia AM-352, respondendo aos reclamos das populações de Manacapuru e Novo Airão.

O investimento do Governo do Estado é da ordem de R$ 218,9 milhões na obra de revitalização da rodovia considerada estratégica na Região Metropolitana de Manaus (RMM).

Fora de cena

No próximo dia 01 de setembro o amazonense Mauro Campbell, ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) deixará o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) depois de cumprir mandato na Corregedoria-Geral da Corte.

Ele será substituído pelo ministro Raul Araújo. O ministro Benedito Gonçalves será o novo corregedor.

Corrida e saúde

Estratégia de promoção da saúde, a corrida de rua “Manaus em Movimento”, promovida pela Prefeitura de Manaus, será realizada no dia 24 de setembro, na Ponta Negra, Zona Oeste da capital.

A corrida será aberta a todos os públicos interessados em cumprir os cinco quilômetros do percurso. A data prevista para a abertura das inscrições é o dia 12/09.

“Tudo azul” diz Menezes

Após quitar pendência que tinha com o TRE-AM, o candidato ao Senado pelo PL, coronel Alfredo Menezes, diz que, agora, espera a confirmação do registro da sua candidatura para colocar definitivamente seu bloco de campanha na rua.

Conforme o coronel, “está tudo azul comigo, vamos tocar o barco para a frente”.

Novos procuradores

A Prefeitura de Manaus conta com novos nomes na Procuradoria-Geral do Município (PGM).

José Lupércio Ramos de Oliveira Júnior e João Victor Pereira Martins da Silva são as novas caras da PGM, todos aprovados em concurso público.

Florestas privatizadas

O Governo Federal confirmou a privatização de três áreas de florestas nacionais no Amazonas.

São elas as florestas de Jatuarana, situada em Apuí; Pau-Rosa (Maués); e Gleba Castanho, envolvendo extensa área entre os municípios do Careiro e Manaquiri.

Sem “fundão”

De olho em uma cadeira na Câmara Federal, o vereador Rodrigo Guedes (Republicanos) anunciou que não usará, em sua campanha, recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, “fundão” eleitoral.

Ele considera abusivo o uso do “fundão” por ser composto de recursos oriundos de impostos pagos pela população.

O “fundão” que partidos e candidatos gastam em 2022 é da ordem de R$ 4,9 bilhões.

Apuí é o pior

O município de Apuí, situado no Sul do Amazonas, é o pior no ranking nacional do desmatamento, conforme dados do Inpe (Instituto Brasileiro de Pesquisas Espaciais).

Entre janeiro e o dia 16 de agosto deste ano a floresta do município foi castigada com 1.254 focos de queimadas.

No Norte do país, Altamira (Pará) é o segundo pior, somando 844 focos, vindo a seguir Colniza (Mato Grosso), com 751 registros.

Os golpistas

Uma violenta guerra foi desencadeada nas redes sociais por internautas que defendem a democracia e repudiam grandes empresários que se declararam a favor de um golpe de Estado sob o comando do presidente Jair Bolsonaro.

Indignados, os internautas pedem que as pessoas boicotem as empresas pertencentes a nomes como Luciano Hang (Grupo Havan), Afrânio Barreira (Coco Bambu), José Isaac Peres (Shoppings Multiplan), José Koury (Barra World Shopping), Ivan Wrobel (Construtora W3 Engenharia) e Marco Aurélio Raymundo (Loja Mormaiishop).

Leia mais:

Marcado para morrer ?

Perguntas e Respostas relativas aos Artigos 1a 14

Infância perdida

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *