×
Inauguração

Ao lado de Eduardo Bolsonaro, Wilson Lima entrega novo aeroporto de Barcelos

Conforme apurado pelo EM TEMPO, Eduardo Bolsonaro esteve ao lado de Wilson Lima e reunião para discutir políticas ambientais deve acontecer

Divulgação

Barcelos (AM) – Um dos principais destinos do ecoturismo no Amazonas, a cidade de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus) ganhou novo aeroporto, nesta quarta-feira (23), com a inauguração pelo governador Wilson Lima da obra de reforma e ampliação de seu terminal de passageiros. Como apurado pelo Em Tempo, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (União Brasil) esteve presente na cerimônia com o Chefe do Executivo Estadual.

O investimento da ordem de R$ 2,4 milhões é fruto de recursos do Governo do Amazonas, Governo Federal e de emenda parlamentar.

“Para a gente poder atrair um turista para cá, primeiro a gente tem que pensar em obras estruturantes, como é o caso do aeroporto. Essa era uma obra que estava parada há algum tempo, quando eu assumi o governo, em 2019, percebi a necessidade que o município tinha e a gente resgatou essa obra”,

afirmou o governador, que esteve no evento ao lado do Ministro do Turismo, Gilson Machado, além de uma comitiva de deputados federais, estaduais e secretários de estado.

O governador também estava acompanhado do ministro do Turismo, Gilson Machado; do deputado federal Capitão Alberto Neto; do prefeito de Barcelos, Edson Mendes; dos deputados estaduais Saullo Vianna, Joana D’Arc, Therezinha Ruiz e Delegado Péricles; de secretários estaduais; e vereadores do município e de Manaus. O ex-deputado Hissa Abrahão, autor da emenda destinada à reforma do aeroporto, também participou da inauguração.

De acordo com dados da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), a região que compreende os municípios de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira concentra cerca de 50% do volume da pesca esportiva do Amazonas. Barcelos é responsável por 90% das atividades do segmento, possuindo empreendimentos e operações turísticas especializadas nessa atividade.

Por ano, a estimativa é que uma temporada turística, que geralmente ocorre entre os meses de setembro e fevereiro, movimente R$ 67,2 milhões na economia local. Os dados se referem ao ano de 2019 e 2020. O levantamento aponta que a cadeia turística local gere cerca de 700 empregos.

Com a estrutura aeroportuária qualificada, o Estado parte agora para uma nova etapa, que é a atração de voos regulares, destacou o governador. Ele adiantou negociações com a Azul Linhas Aéreas. “A gente está conversando agora, numa parceria com a Azul, para que haja uma linha regular aqui para o município de Barcelos. Existem algumas adaptações que precisam ser feitas na pista e eu já me coloquei à disposição da prefeitura de Barcelos e a minha equipe para que a gente faça essa correção”.

Estrutura ampliada e moderna

O novo terminal de passageiros possui o dobro do tamanho em relação à estrutura anterior. A área total do terminal saiu de pouco mais de 200 m² para quase 400 m², com mais segurança e conforto aos passageiros. A obra contempla a ampliação dos saguões de embarque, desembarque e hall de passageiros; e a revitalização de toda a instalação elétrica, sanitária e hidráulica, além da instalação de lojas de conveniência, salas operadoras e de comando de voo e novos banheiros.

“Quando a gente tem parceiros como o governador Wilson aqui, a gente vê que realmente a coisa funciona, como está funcionando aqui agora em Barcelos, para todo mundo ver. O nosso governo não inaugura placa, inaugura aeroporto feito esse aqui”,

destacou o ministro do Turismo.

Também foi ampliado o sistema de drenagem e modernizada a área de check-in. A estrutura do novo terminal é adaptada para Pessoas com Deficiência (PcD) e conta com sinalização de segurança e reforço no sistema de combate a incêndio.

“Nós, hoje, entregamos aqui um equipamento turístico que serve para potencializar o turismo de pesca, mas também o turismo de aventura. Aqui no município de Barcelos nós temos a Serra do Aracá, que tem um potencial turístico gigantesco, temos belas praias, e a Amazonastur vai estar aqui para ajudar a fomentar e fortalecer o turismo da cidade de Barcelos”, reforçou o presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho.

*Com informações da assessoria

Edição: Lucas Henrique

Leia mais:

Dirigentes do PSOL no Amazonas brigam em redes sociais sobre denúncia de violência política

STF proíbe propaganda política paga na internet

Wilson Lima destaca avanços de políticas sociais do Estado

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *