Brasília (DF) – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, concedeu neste domingo a primeira entrevista coletiva sobre o dia de votação do segundo turno das eleições. Ele falou com a imprensa em meio às denúncias de que a Polícia Rodoviária Federal está realizando operações, principalmente em cidades do interior do Nordeste, mirando o transporte de eleitores.
Neste domingo (30), o presidente do TSE cobrou explicações do diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, pelos relatos de que as ações da corporação estavam afetando o a chegada de eleitores em suas seções de votação.
Ontem, o ministro já havia feito um alerta por meio de suas redes sociais de que coação eleitoral é crime.
“Eleitoras e eleitores, o momento de digitar seu voto na urna eletrônica é sagrado, inviolável é individual. Não permitam nenhum tipo de coação, ameaça ou oferecimento de benefícios para constranger sua liberdade de votar. Assédio eleitoral é crime. Denuncie”,
escreveu.
Alexandre de Moraes proibiu qualquer operação da PRF relacionada ao transporte de eleitores. Também vedou a divulgação do resultado de ações relacionadas ao processo eleitoral.
Outro episódio que gerou protestos, principalmente de apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi a investida da deputada Carla Zambelli (PL-SP), com uma arma em punho, contra um homem negro que se dizia eleitor de Lula. Com uma pistola, a parlamentar correu atrás dele neste sábado pela ruas do Jardins, em São Paulo, após uma discussão.
Ainda na noite de sábado, o policial militar que a acompanhava, foi preso por disparo de arma de fogo. No meio da confusão, também armado, o PM deu um tiro para cima. Todos, inclusive o jornalista Luan Araujo, que foi perseguido pela deputada, foram conduzidos para o 78º DP e prestaram depoimento.
*Com informações de O Globo
Leia mais:
TSE determina que PRF explique problemas em transporte público de eleitores
Eleições: TSE descarta votos brancos e nulos durante a apuração
Alexandre de Moraes enfrenta problema com a urna ao votar em SP
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱