O descompasso na apuração de votos entre as regiões brasileiras, fazendo com que a contabilização no Norte e no Nordeste demore mais para ser divulgada, deve ocorrer neste domingo (30), assim como se deu na contagem do primeiro turno.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) explica que os resultados de localidades com maior dificuldade logística na transmissão chegam por último e precisam aguardar na fila de processamento.
Em 2 de outubro, foi possível observar que os primeiros votos divulgados vieram das regiões Sul e Sudeste. Em seguida, vieram os dados de parte do Centro-Oeste e, por último, do Nordeste e do Norte. A situação, segundo o TSE, se repete em todos os pleitos.
Isso porque cada uma das unidades federativas possui questões de logística de transmissão próprias. O tribunal explica que um grande volume de informação chega ao mesmo tempo, mas os que foram registrados primeiro são processados antes.
“Esses dados, ao chegarem ao Centro de Processamento de Dados (CPD) da Justiça Eleitoral, entram em uma estrutura semelhante à de uma ‘fila de banco'”, explica o secretário de Tecnologia da Informação da corte eleitoral, Julio Valente. Regiões com maior infraestrutura de transmissão conseguem enviar os dados com mais facilidade.
r7*
Edição Web: Bruna Oliveira
Leia mais:
Prefeito David Almeida vota e convida população
Pleito ocorre tranquilamente no Amazonas, diz TRE
Coligação de Lula pede prisão de presidente da PRF
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱