Logo Em Tempo
  • Últimas Notícias
  • Amazonas
  • Política
  • Polícia
  • Esporte
  • Economia
  • Cultura
  • Famosos
  • País e Mundo
  • Opinião
  • Últimas Notícias
  • Articulistas
  • Versão digital - Em Tempo
  • Versão digital - Agora
  • Expediente
  • Anuncie

Início » Política » Lula escolhe Flávio Dino para ocupar vaga deixada por Rosa Weber no STF

STF

Lula escolhe Flávio Dino para ocupar vaga deixada por Rosa Weber no STF

Também foi definido que o vice procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, será indicado para chefiar o Ministério Público Federal
Por Em Tempo*
Publicado em 27 de novembro de 2023
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, no início da tarde desta segunda-feira (27), que o atual ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), será indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF), para o lugar de Rosa Weber, que se aposentou da Corte no fim de setembro. As informações são do site InfoMoney.

Também foi definido que o vice procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, será indicado para chefiar o Ministério Público Federal, em substituição a Augusto Aras, cujo mandato expirou em setembro.

O anúncio foi feito após uma manhã de reuniões no Palácio da Alvorada. Os nomes de Flávio Dino e Paulo Gonet devem, agora, ser avaliados pelo Senado Federal. Ambos irão participar de sabatinas na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da casa legislativa, ainda sem data prevista. Se aprovados no colegiado, eles passam para a análise do plenário, dependendo de maioria simples em votações secretas para tomarem posse nas novas posições.

Nascido em São Luís (MA), e filho de advogados, Flávio Dino é um dos nomes fortes da esquerda brasileira atualmente. Eleito senador no pleito de 2022 com 2.125.811 votos (o equivalente a 62% dos votos válidos), ele foi chamado para integrar o novo governo como ministro da Justiça, após a vitória de Lula contra Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno.

Desde então, tem se colocado como um dos principais defensores do governo em embates contra a oposição em temas como a flexibilização do porte de armas e também sobre o papel das forças de segurança nos episódios de vandalismo ocorridos em 8 de janeiro, quando apoiadores do ex-presidente depredaram os prédios do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto.

Dino é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Antes de ingressar na política, foi juiz federal de 1994 a 2006, atuou como secretário‐geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e assessor da presidência do STF. Em 2014, foi eleito governador do Maranhão, e reeleito quatro anos depois.

Para ser indicado ao Supremo Tribunal Federal, ele superou a concorrência do ministro Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União, e do advogado-geral da União, Jorge Messias, que também foram cotados para o cargo nas últimas semanas. Com sua saída do governo, resta saber quem ocupará a cadeira de ministro da Justiça em seu lugar.

A definição de Flávio Dino como substituto de Rosa Weber ocorre em um momento de tensão entre os Poderes, com o Senado Federal se colocando favoravelmente a uma proposta de emenda constitucional (PEC 08/2021) que limita as decisões dos ministros do Supremo e sugere uma nova dinâmica no funcionamento do STF.

Os anúncios das indicações de Dino e Gonet foram feitos antes do embarque de Lula para a Arábia Saudita. No Oriente Médio, o presidente da república tem uma reunião bilateral com o príncipe Mohammad bin Salman prevista para terça-feira, e encontros com empresários no dia seguinte. Em seguida, Lula desembarca no Catar e nos Emirados Árabes Unidos, onde participa da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 28), e na Alemanha.

Leia mais:

STF define pena de mais cinco réus condenados por atos golpistas

Tags: Flávio Dino, lula

Posts Relacionados
Política Bolsonaro está tendo o direito de se defender, diz Lula
Política TCU recomenda que Câmara investigue gastos de Eduardo Bolsonaro
Política Motta envia pedido de afastamento de 15 deputados após motim na Câmara
Mais Lidas
Incêndio VÍDEO: Fábrica pega fogo e fumaça é vista de longe em Manaus
instabilidade WhatsApp apresenta falha e impede envio de mensagens em grupos
Dia Nacional das Artes Cênicas Data comemora destaca importância das artes cênicas
Tensão Tiros perto de ajuda humanitária em Gaza deixam 6 mortos e mais de 160 feridos
Alerta CV declara guerra no Cacau Pirêra após morte de líder e impõe regras aos moradores
destruidor de lares Vídeos íntimos de personal trainer com alunas em estúdio de pilates viralizam; confira
...

O Portal EM TEMPO é a plataforma de notícias digitais da Rede EM TEMPO de Comunicação, com o compromisso de entregar informação precisa, relevante e independente para os leitores do Amazonas e da Amazônia Legal.

  • Últimas
  • Opinião
  • Amazonas
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • País e Mundo
  • Cultura
  • Famosos
  • Esporte
  • Geral
  • Jornal
Contato
  • emtempofb@gmail.com
  • (92) 98408-6907
  • (92) 98859-0110
  • Rua Dr. Dalmir Câmara, 623 – Bairro São Jorge
    CEP 69033-070 – Manaus, Amazonas

© 2025 Em Tempo – Todos os direitos reservados Desenvolvimento:
Ajustes de Acessibilidade

Desenvolvido por OneTap

Por quanto tempo você deseja ocultar a barra de acessibilidade?
Hide Toolbar Duration
cores
navegação
  • Declaração de Acessibilidade
Versão 2.4.0