Manaus (AM) – As inscrições para a 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) estão abertas até o dia 15 de março. As escolas que ainda não se inscreveram podem realizar o processo por meio do site oficial da olimpíada, disponível pelo link.
Para se inscrever na Obmep, é necessário que as escolas preencham uma ficha disponível no site, informando o código MEC/Inep e criem uma senha. No regulamento, os representantes das escolas encontrarão todas as informações sobre condições, prazos, datas e regras previstas para a participação.
Neste processo, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), tem atuado na mobilização das escolas, visando o aumento do número de inscrições.
“Estamos no momento de comunicação com as coordenadorias distritais e regionais sobre datas e quaisquer outras eventualidades. Também disponibilizamos, para os coordenadores da Obmep, o Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), que tem capilaridade em todo o estado. O trabalho é de divulgação e incentivo”,
declarou a diretora do Deppe, Wilmara Cruz.
Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Obmep bateu dois recordes em 2023: com o número de escolas participantes em todo o país, com 55,3 mil instituições, e de municípios, com a marca de 5.563 cidades, alcançando 99,87% dos municípios brasileiros. No total, mais de 18,3 milhões de alunos participaram da competição no último ano.
Modelo de aplicação
A Obmep é dividida em três níveis, em que o “Nível 1” corresponde ao 6º e 7º ano do Ensino Fundamental; o “Nível 2” ao 8º e 9º ano e o “Nível 3” é referente ao Ensino Médio.
As provas também serão realizadas em duas fases, onde a primeira é classificatória para a segunda. O primeiro certame é composto por 20 questões objetivas, realizado na própria escola do aluno inscrito. Na segunda fase, é realizada uma prova discursiva com seis questões, em centros de aplicação escolhidos pela organização da Obmep.
Amazonas
Em 2023, a participação das escolas da rede estadual de ensino foi acima de 95% na primeira fase da olimpíada. No final do último ciclo de Obmep, a rede estadual foi responsável por 54 medalhas conquistadas a nível nacional, com cinco medalhas de ouro, 12 de prata e 37 de bronze. Além disso, foram 434 menções honrosas conquistadas, que resultaram em certificados enviados aos alunos pela própria equipe organizadora da Obmep.
Os alunos medalhistas a nível nacional também têm o direito de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), com bolsa de R$300 mensais, concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Governo Federal.
Calendário Obmep 2024
Até 15/03/2024 – Período de inscrição
04/06/2024 – Realização da prova da 1ª fase
02/08/2024 – Divulgação dos Classificados para 2ª fase
19/10/2024 – Prova da 2ª fase
20/12/2024 – Divulgação dos premiados
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Projeto Escola Nota 10 conquista prêmio internacional
Flautista do AM é aprovada na Escola de Música Municipal de São Paulo
Escola de teatro abre seletiva para estudantes do Amazonas
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱