×
Novidade

Ipaam investe em sistemas tecnológicos para acelerar atendimentos

Sistemas agilizam emissão de documentos e transparência das informações

Ipaam
A plataforma, on-line desde 2022, já teve mais de 3,3 mil DIs atendidas. - Tácio Melo/Secom e Lucas Silva/Secom

Manaus (AM) – O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) ampliou a oferta de serviços on-line. Processos de licenciamento ambiental e emissão de documentos são alguns dos serviços ofertados inteiramente pela internet.

Segundo o diretor-presidente do órgão, Juliano Valente, a medida permite maior celeridade no atendimento.

O primeiro sistema implantado no instituto, em 2019, foi a dispensa de licenciamento ambiental, que gera automaticamente a Declaração de Inexigibilidade (DI), de forma totalmente digital.

A DI garante que o usuário retire, de forma automática, a sua licença ambiental sem a necessidade de avaliação humana.

Por meio do endereço http://sistemas.ipaam.am.gov.br, no ícone “Declaração de Inexigibilidade – DI”, os interessados podem obter a sua manifestação do órgão sem necessidade de procedimentos burocráticos presenciais.

A plataforma, on-line desde 2022, já teve mais de 3,3 mil DIs atendidas. Na mesma plataforma, a população pode verificar, em tempo real, a quantidade de DIs emitidas por meio de um painel dinâmico.

Licenciamento ambiental

Atualmente, a maior demanda do Controle Ambiental segue sendo a de obtenção e acesso ao licenciamento.

Para isso, o Ipaam já está em andamento com o processo de implantação de uma nova versão do sistema, que contempla a solicitação de Licenças Ambientais.

O sistema informatizado tem o objetivo de ser dinâmico e interativo, utilizando bases georreferenciais que permitam realizar, automaticamente, a análise da área de localização do empreendimento.

O usuário será capaz de solicitar seu licenciamento ambiental a qualquer momento, em qualquer lugar, diminuindo o tempo e ofertando mais transparência.

A versão atual do sistema contempla todas as fases do licenciamento para 208 atividades realizadas em imóveis urbanos.

Além disso, o sistema permite, além das solicitações, realizar análises das diversas áreas que compõem o fluxo de licenciamento ambiental, diminuindo o tempo para análise e trazendo segurança jurídica aos profissionais.

A transparência do sistema garante que usuários internos e externos consigam acompanhar o status do processo, receber e atender notificações, entre outras comunicações importantes para a análise ambiental.

Vamos conseguir atender em torno de 60% das atividades passíveis de licenciamento do estado. Isso significa dizer que vai haver uma interação entre o requerente e o sistema de licenciamento do estado, de que o Ipaam é gestor. A partir daí eu vou conseguir fazer uma interação diferente da que ocorre hoje, em que o requerente tem que vir em meio físico, recebe um protocolo, entrega as documentações, e faz tudo isso em meio físico”, ressaltou Juliano Valente.

Carteira de Pesca

Com o estímulo ao turismo de pesca esportiva no Amazonas, o Ipaam também procurou agilizar os processos para a retirada da Carteira de Pesca Amadora digital, tanto para atender esse público quanto para garantir o devido controle ambiental.

O serviço foi implantado em 2019 e visa habilitar os pescadores a praticarem a pesca amadora, esportiva ou recreativa no estado.

O processo é totalmente automatizado, e qualquer cidadão pode cadastrar, baixar o documento de pagamento e emitir a Carteira de Pesca após compensação financeira.

Desde a sua implantação, mais de 2 mil carteiras foram emitidas pelo Ipaam.

*Agência Amazonas

Edição Web: Bruna Oliveira

Fotos: Tácio Melo/Secom e Lucas Silva/Secom

Leia mais:

Ipaam realiza audiência pública no Puraquequara sobre extração de argila

Ipaam coordena reunião pública para discutir aterro sanitário em Iranduba

Ipaam anuncia fim do período de defeso no Amazonas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *