×
MEIO AMBIENTE

Ipaam realiza audiência pública no Puraquequara sobre extração de argila

Reunião vai tratar sobre possíveis impactos na região e ouvir comunidade sobre esse tema

Audiência pública do Ipaam
Audiência pretende apresentar estudos sobre impactos na atividade de extração de argila no Puraquequara. - José Narbaes/Ipaam

Manaus (AM) – O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizará, no dia 26 de março, uma audiência pública no bairro Puraquequara, zona leste de Manaus, para apresentação e discussão sobre os Estudos e Relatórios de Impactos Ambientais (EIA/Rima) referentes ao licenciamento ambiental da empresa Polimix Ltda na atividade de extração de argila na região.

A audiência pública tem o objetivo de apresentar à população informações sobre o empreendimento, sobre a atividade que será realizada, os impactos e as medidas que serão apresentados pela empresa, que pretende beneficiar coletivamente a região e ao entorno da área onde o empreendimento vai acontecer.

O Ipaam atua no licenciamento da atividade e estará presente para esclarecer a população sobre a importância dos estudos realizados decorrente da lavra mineral e auxiliará a população nas questões que possam surgir durante a audiência.

A analista ambiental do Ipaam, Maria do Carmo Santos, ressalta que o EIA/Rima deve conter a análise detalhada dos impactos positivos e negativos, quais as medidas para mitigar, solucionar, minimizar ou evitar os possíveis impactos negativos.

Analisam também os riscos, as áreas de influência, solo, a vegetação, a fauna e a parte socioeconômica.

A analista assinala a importância da audiência pública.

As pessoas não votam numa audiência pública contra ou a favor de um empreendimento, mas podem colocar algum tipo de informação que nem a equipe técnica do Ipaam, nem a equipe da empresa tenham verificado ou notado uma particularidade da região que só as pessoas que vivem no local podem saber ou conhecer”.

Utilização da argila

A argila que se pretende extrair é utilizada como matéria-prima para a fabricação de cimento, usada em substituição em até 30% ao clínquer, principal componente presente na composição do cimento e que possui elevado potencial poluidor.

Audiência

A audiência será realizada na quadra da Escola Estadual Irmã Gabrielle Cogels, localizada na rua Barroso, s/nº, Puraquequara, a partir das 9h.

*Agência Amazonas

Leia mais:

Ipaam anuncia fim do período de defeso no Amazonas

Ipaam coordena reunião pública para discutir aterro sanitário em Iranduba

Trio é preso após assaltar sede do Ipaam na AM-070

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *