×
Pescado

Ipaam anuncia fim do período de defeso no Amazonas

O Instituto também acompanhará a Pesca do Mapará, no Lago do Rei, que celebra o fim do período do defeso

Defeso pescado Amazonas
Ipaam anuncia fim da época do defeso no Amazonas

Manaus (AM) – A restrição de pesca para oito espécies de peixes no estado do Amazonas encerra nesta terça-feira (15), com isso, os pescadores da região ficam liberados para pesca de determinadas espécies, com tamanhos determinados pela lei.

Nesta mesma data, 15 de março, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) acompanha a “Pesca do Mapará” no Lago do Rei, no município de Careiro da Várzea (distante 26 quilômetros de Manaus), programação tradicional na região, que marca o início da pesca da espécie.

O período de defeso ocorre todos os anos na época da reprodução das espécies protegidas, e tem o objetivo de contribuir para a conservação do estoque pesqueiro.

Entre as espécies que serão liberadas para pesca estão:

  • Aruanã,
  • caparari,
  • surubim,
  • matrinxã,
  • pirapitinga,
  • mapará,
  • sardinha e pacu.

Tambaqui e pirarucu

Importante salientar que o tambaqui sai do período de defeso somente no dia 31 de março, já o pirarucu tem a sua proibição de pesca durante o ano todo.

No caso do pirarucu, sua pesca é permitida apenas em áreas de manejo autorizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Dentre outras atividades que serão realizadas nesse período, o Ipaam, por meio da Gerência de Controle de Pesca (GECP), estará presente no evento de “Pesca do Mapará”, no município do Careiro da Várzea,

O evento é realizado pela prefeitura do município, em parceria com os pescadores, e ocorre entre os dias 16 e 20 de março.

Pesca do Mapará

A partir da meia-noite do dia 15, quando termina o período de defeso, começam as atividades de pesca do Mapará, no Careiro da Várzea. A pesca desse peixe é feita com malhadeira específica para capturar apenas os peixes maiores, evitando assim a captura de peixes menores e abaixo do peso.

De acordo com o Ipaam, o órgão participa da pesca do Mapará para fiscalizar e fazer cumprir a legislação pesqueira.

Segundo o gerente de pesca do instituto, Gelson Batista, a pesca desses peixes estará liberada, mas é preciso respeitar o tamanho mínimo de captura, para não prejudicar o crescimento das espécies e assim, não ocorrer o crime ambiental.

Veja os tamanhos permitidos para pesca:

  • Aruanã (50 cm);
  • caparari (80 cm);
  • surubim (80 cm); pacu (15 cm)
  • e tambaqui (55 cm).

Leia mais:

Minério de cassiterita e 2 toneladas de pescado ilegal são apreendidos no Amazonas

Filhote de peixe-boi é resgatado em Parintins

Desmatamento começa a afetar a diversidade de peixes em riachos na Amazônia

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *