O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o Banco Central, hoje (1º). Em entrevista a uma rádio baiana, Lula afirmou que o presidente do BC deveria ser indicado pelo presidente da República e que não se pode ter no comando do órgão alguém que “não está combinando adequadamente com aquilo que é o desejo da nação”. As informações são do site Valor Econômico.
“Quem quer o Banco Central autônomo é o mercado, que faz parte do Copom, que determina meta de inflação, que determina política de juros. Eu tive um BC independente. O [Henrique] Meirelles ficou oito anos no meu governo como presidente do BC e teve total independência para fazer os ajustes que precisasse”,
disse Lula, em entrevista à Rádio Princesa.
“O que você não pode é ter um BC que não está combinando adequadamente com aquilo que é o desejo da nação. Nós não precisamos ter política de juros altos nesse governo. A taxa Selic a 10,5% está exagerada. A responsabilidade é uma coisa que a gente preza muito”, declarou Lula.
Lula reclamou de estar há dois anos no cargo com Roberto Campos Neto no comando do BC, que foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. O petista não citou Campos Neto nominalmente, dizendo que “foi indicado um cidadão no governo passado”.
Ainda assim, o presidente da República disse que precisa ter paciência até a troca no comando do BC no final do ano.
Leia mais:
Lula inaugura duplicação na BR-116 e anuncia investimentos na Bahia
Milei vem ao Brasil, não se encontrará com Lula e pode ter reunião com Bolsonaro
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱