Já parou para pensar em como seria ter mais clareza sobre seus objetivos, tomar decisões com mais assertividade e construir relacionamentos mais significativos? A resposta para essas perguntas pode estar no autoconhecimento.
Uma pesquisa conduzida pela psicóloga organizacional norte-americana Tasha Eurich com aproximadamente 5 mil pessoas mostrou que 95% das pessoas acreditam que se conhecem, mas apenas 15% efetivamente têm essa consciência.
Outro estudo abrangente realizado pela plataforma de saúde mental Zenklub, com base em mais de 500 mil sessões de terapia, revelou que no Brasil, o autoconhecimento é o maior motivo das buscas pelo tratamento (15%), seguido pela ansiedade, que ocupa a segunda posição com 10% das demandas.
A advogada amazonense Maria Santa Ferro é um exemplo de como essa falta de conhecimento próprio pode acarretar prejuízos à saúde.
A profissional viveu boa parte de sua vida trabalhando na gestão de uma empresa de materiais de construção da família em Manaus.
E mesmo com uma visão empresarial desenvolvida ao longo dos anos, Maria buscou a formação em Direito.
Ao término da graduação, no início da pandemia, surgiram muitas dúvidas sobre o que fazer após a conclusão dessa fase: continuar à frente dos negócios ou abrir um escritório de advocacia? A partir desse momento, começaram aparecer dúvidas internas sobre o que realmente deveria ser feito, gerando ansiedade e depressão.
“Aí fiquei pensando, não vai ter nenhum concurso nesse momento, não tá favorável. Pensei em ficar na empresa, entretanto, depois dessa decisão, comecei a ter alguns problemas familiares. Tive alguns problemas onde eu não conseguia me identificar mais com um trabalho e eu percebi que não estava bem fazendo aquilo. Fiquei muito doente, passei 1 ano e 2 meses muito doente, e ninguém conseguia laudar o que eu tinha”, destacou.
Ainda durante essa fase difícil, Maria se deparou com conteúdos sobre desenvolvimento humano e de inteligência emocional e assim, passou a estudá-los.
“Quando eu comecei essa jornada de me cuidar, meus pensamentos mudaram, acabei mudando minha vida 360 graus. Se isso fez sentido, se eu pensava em me suicidar, não via mais sentido na vida, ficava muito doente e tudo isso fez sentido, isso faz sentido para outras pessoas, e quando eu consegui realmente ficar bem foi com esse conteúdo, olhando para o meu emocional”, relembrou.
Transformação
Com a mudança de vida através das atividades para se autoconhecer, Maria Santa Ferro identificou uma nova vocação: ajudar outras pessoas na mesma situação a conseguirem uma verdadeira transformação.
Há cerca de 2 anos, por meio das formações em desenvolvimento pessoal, a advogada iniciou a carreira de palestrante com o objetivo de levar informação sobre autoconhecimento para mais pessoas, para que elas possam se descobrir a partir da própria identidade.
Hoje, a especialista já possui um currículo com experiência em mentorias individuais e de grupo, mentorias para mulheres, além de participação em pequenos e grandes eventos, sendo o mais recente o HJ Conference, realizado no fim de setembro na cidade de Concórdia em Santa Catarina, focado em empreendedorismo.
“Posso dizer que meu coração fica muito feliz, muito alegre em ver essas vidas sendo transformadas, porque um dia eu já vivi essa dor, já senti o desespero, já tive uma ânsia de viver uma vida com mais plenitude, com mais paz, com mais felicidade. Tem casamento, profissão, estados emocionais sendo transformados. Tudo isso me alegra muito porque consigo ver que eu estou vivendo o meu propósito”, disse.
Reconhecimento
Maria Santa Ferro é uma das pessoas inscritas na primeira edição do reality show “The Best Speaker Brasil”, programa que visa revelar uma nova geração de palestrantes e que vai oferecer ao grande vencedor mais de R$ 1 milhão em prêmios.
A iniciativa é promovida pela empresa Profissionais SA, líder no mercado de palestras e que tem no portfólio de speakers personalidades como o médico Drauzio Varella, Murilo Gun, o ator Nelson Farias e Monique Evelle, também conhecida pela participação no Shark Tank Brasil.
A primeira fase depende da votação do público para continuar na disputa. Os participantes disputam em 12 categorias: Creator Economy, Negócios e Empreendedorismo, Vendas, Saúde Física e Mental, Educação, Comunicação e Marketing, Inteligência Artificial e Novas Tecnologias, Motivação, Gestão de Pessoas e Liderança Diversidade e Inclusão, Autoconhecimento e Inovação.
A premiação será de R$ 500 mil em dinheiro e de R$ 500 mil em serviços de consultoria da empresa. O reality será feito de forma totalmente remota, à exceção da final, que será realizada na sede da empresa Profissionais SA, em Porto Alegre (RS). O programa será transmitido pelo YouTube.
Aproximadamente 300 participantes, 25 de cada área, vão se classificar. Esta etapa vai valorizar a capacidade dos competidores de abordarem um tema sob uma perspectiva inédita.
Nessa etapa serão levados em conta os júris popular e técnico. Para votar em Maria Santa Ferro, basta acessar o perfil https://www.instagram.com/mariasantaferro/ ou diretamente o site do reality: https://tbsb.profissionaissa.com/vote?video=899
*Com informações da assessoria
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