×
Polêmica

‘Harmonização facial’ em imagem de Nossa Senhora revolta fiéis

Resultado da restauração não agradou os fiéis

Foto: Reprodução

Uma imagem de Nossa Senhora das Dores, que fica em uma paróquia no Centro Histórico de Pirenópolis (GO), passou por uma revitalização polêmica, que desagradou aos seguidores da santa. A imagem, exposta na igreja Nossa Senhora do Rosário, sofreu alterações no rosto e, segundo os fiéis, “estragou” a imagem.

Nas rede sociais, as reclamações são diversas. “Ela foi trocada, não? Levaram a original e deixou uma falsa”, escreveu um internauta. “De quem foi a responsabilidade, de entregar a Nossa Senhora para ‘restaurar?’ Quem foi o (a) responsável por isso?”, questionou outra.

Restauração

  • A imagem de Nossa Senhora das Dores, que pertence à Matriz Nossa Senhora do Rosário, localizada no município de Pirenópolis (GO), passou por uma restauração.
  • A santa passou por mudanças no rosto e nas mãos. Fiéis reclamam da nova pintura, que teria deixado a imagem “mais clara”.
  • O Iphan pediu esclarecimentos.

A santa será levada em uma procissão nesta sexta-feira (11) como parte da programação da Semana Santa em Pirenópolis.

Iphan

Os fiéis ainda reclamaram da pintura da santa, que teria deixado ela com a pele “mais clara” que a original. Na última semana, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) recebeu reclamações quanto à pintura irregular da imagem de Nossa Senhora das Dores.

“Considerando que a Igreja, bem como seu acervo, são tombados individualmente pelo Iphan, ressaltamos que foi solicitado esclarecimento, no prazo de 15 dias, aos seus gestores quanto à intervenção não autorizada na imagem, realizada sem acompanhamento de técnico restaurador habilitado”, disse o instituto, em nota.

O Iphan pediu esclarecimentos e a apresentação do cronograma de ações previstas para a recuperação da imagem, que garantam a reparação dos danos identificados.

Nesta segunda-feira (7), o instituto enviou uma equipe técnica ao local para fazer a apuração minuciosa do ocorrido. “Ressaltamos que a equipe técnica do Iphan já havia realizado vistoria na Igreja Matriz durante o mês de março e não foi informada da necessidade de restauro da referida peça”, completa o texto.

O Metrópoles procurou a Arquidiocese de Anápolis, responsável pela paróquia em Pirenópolis, e aguardava posicionamento até a última atualização desta reportagem.

(*) Com informações do Metrópoles

Leia mais: VÍDEO: Homem quebra imagens de santos dentro de igreja

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *