A Fecomércio Amazonas, por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM), divulgou os dados da Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Namorados 2025.

Segundo a pesquisa, 91% dos entrevistados pretendem comemorar ou trocar presentes na data, mantendo o Dia dos Namorados como uma das datas mais expressivas para o varejo local. A maioria (88%) planeja comprar apenas um presente.

Os itens mais citados foram perfumes e cosméticos (27%), vestuário (17%) e calçados (8%). Jantares românticos, joias, bolsas, acessórios, chocolates e flores também aparecem entre os preferidos, somando 32% das intenções.

O que os consumidores desejam ganhar

Na lista de desejos dos entrevistados, 22% querem receber perfumes e cosméticos. Outros destaques incluem vestuário (12%), calçados (10%), jantares românticos (8%), joias e relógios (7%) e itens variados como chocolates e artigos para o lar (15%).

O levantamento, realizado nos dias 10 e 11 de abril, entrevistou 1.116 consumidores do comércio varejista em todas as zonas de Manaus.

Compras presenciais continuam dominando

O comércio presencial segue como o canal de compras favorito. Os shoppings lideram com 40% da preferência, impulsionados por fatores como segurança e climatização. O centro da cidade aparece com 30%, devido aos preços e à variedade. O comércio local foi escolhido por 25% dos entrevistados, enquanto 5% optaram pelos hipermercados.

Valor dos presentes e formas de pagamento

Quanto ao valor dos presentes, 51% dos consumidores afirmaram que pretendem gastar entre R$ 81 e R$ 150. Outros 25% planejam investir entre R$ 151 e R$ 400. Apenas 3% pretendem ultrapassar os R$ 400, enquanto 21% gastarão até R$ 80.

Em relação às formas de pagamento, o dinheiro, cartão de débito e PIX lideram com 51% das respostas. O cartão de crédito é a escolha de 39% dos consumidores, seguido pelo crediário ou carnê, com 10%.

📊 Para conferir todos os dados completos da pesquisa, acesse: www.fecomercio-am.org.br

(*) Com informações da assessoria

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