Manaus (AM) – Com a proximidade das eleições de 2026, alguns políticos já começaram a sinalizar interesse em migrar para novas siglas. Entre eles estão o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto e o ex-superintendente da Suframa, Coronel Menezes (PP).
Após três anos sem partido, Arthur Virgílio Neto oficializa nesta segunda-feira (25) sua filiação ao Republicanos. O ato acontece às 15h, na Câmara dos Deputados, durante a comemoração dos 20 anos da sigla, e contará com a presença da cúpula nacional do partido e do prefeito de São Paulo, Tarcísio de Freitas, um dos principais nomes da legenda.
A confirmação foi feita pela assessoria do deputado federal e presidente do Republicanos no Amazonas, Silas Câmara, que articulou a filiação. A entrada de Arthur Neto na legenda faz parte de uma estratégia para montar uma chapa competitiva nas eleições de 2026. De acordo com a assessoria de Silas, Arthur deve disputar vaga na Câmara dos Deputados.
Vale lembrar que há alguns meses ele afirmou que era um a”noiva cobiçada” pelos partidos locais devido à sua carreira política. Após isso, ele foi visto nas redes sociais conversando com Silas Câmara e com o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, apesar de não sinalizar retorno à sigla.
Desviou o PL
Arthur Neto, que já foi ministro de Fernando Henrique Cardoso, senador e deputado federal, deixou o PSDB em 2021 e, desde então, estava sem partido. Sua escolha pelo Republicanos chama atenção porque, até pouco tempo atrás, ele demonstrava proximidade com o PL, partido comandado por Valdemar Costa Neto e principal sigla de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em 2024, Arthur chegou a participar do lançamento da candidatura de Capitão Alberto Neto à Prefeitura de Manaus, promovido pelo PL na arena Amadeu Teixeira, localizada o bairro Flores, Zona Centro-Sul, chegando até a varrer o chão do local do evento, onde Bolsonaro também esteve presente.
Nas últimas semanas, o ex-prefeito intensificou a defesa por Bolsonaro e sua aliados nas redes sociais, em meio às investigações sobre uma suposta trama golpista em 2023. Apesar disso, o ex-prefeito optou por se filiar ao Republicanos, partido que vem ampliando seu espaço no cenário nacional e consolidando alianças estratégicas de olho nas próximas eleições.
Outros nomes na fila
Nos bastidores comenta-se que outros nomes conhecidos no Amazonas também podem se filiar ao partido para compor essa chapa, entre eles, está o ex-superintendente da Suframa, Coronel Menezes (PP), e o da ex-deputada federal Conceição Sampaio.
Ao Portal Em Tempo, uma fonte próxima a Menezes afirmou que os interlocutores dele já conversaram com o partido Novo e com o Republicanos, mas, por enquanto, ele permanecerá ao Partido Progressistas, no qual é presidente do diretório municipal em Manaus.
Menezes integra a base política do governador Wilson Lima (União Brasil) e, por meio dessa aliança, conquistou a presidência do PP em Manaus. Mesmo assim, o ex-candidato a vice-prefeito não estaria satisfeito com a sigla e já avalia migrar para outra legenda.
Leia mais:
