Manaus (AM) – O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) anunciou uma queda média de 58,6% nos assaltos a ônibus entre março e julho de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023.
Os dados são do Sinetram e foram consolidados pelo monitoramento do IMMU. O levantamento apontou reduções que variaram entre 28% e 76%, com destaque para os meses de maio e junho, que registraram as maiores quedas.
Estratégias de segurança no transporte coletivo
A redução é resultado de ações de planejamento, fiscalização e monitoramento do IMMU. A iniciativa contou com apoio da Guarda Municipal e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) em terminais e corredores de ônibus.
“Esse resultado expressivo mostra que estamos no caminho certo. A redução média de quase 60% reforça o protagonismo do IMMU, sempre em parceria com os órgãos de segurança, para garantir mais tranquilidade aos usuários do transporte coletivo”, afirmou o diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores.
Criação da Romu fortaleceu operações
O secretário municipal de Segurança Pública, Alberto de Siqueira, destacou que a criação da Romu foi uma decisão estratégica da gestão do prefeito David Almeida.
“A criação da Romu foi uma determinação do prefeito David Almeida, que nos orientou a cuidar da segurança do transporte coletivo. Recentemente, reforçamos esse compromisso com a formatura de novos guardas, preparados para intensificar as ações e assegurar mais tranquilidade à população de Manaus”, disse Siqueira.
Compromisso com os passageiros
A Prefeitura informou que seguirá investindo em integração e monitoramento para manter a redução nos índices e oferecer mais segurança a passageiros e trabalhadores do sistema de transporte público.
Leia mais:
