O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ovacionado ao chegar à Universidade Federal do Amazonas (UFAM) nesta terça-feira (9), em Manaus, para participar da cerimônia de implementação do Programa União com Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais.
O evento integra a agenda oficial do presidente na capital amazonense e incluiu a assinatura de contratos estratégicos. O primeiro contrato, entre o BNDES e a ANATER, destina R$ 150 milhões para apoiar 48 cidades prioritárias no combate ao desmatamento na Amazônia, incluindo Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Itapiranga, Manicoré e Maués. O segundo contrato, entre o BNDES e o Memorial Chico Mendes, garante a implementação do projeto Sanear Amazônia.
O programa prevê ações de prevenção, monitoramento, controle e redução do desmatamento, além de iniciativas voltadas à regularização ambiental e fundiária, fortalecendo a proteção das áreas nativas e promovendo desenvolvimento sustentável nos municípios amazônicos.
Vídeos mostram Lula sendo ovacionado enquanto caminhava pelos corredores da UFAM, recebendo estudantes aos gritos, que também entoaram “Sem anistia”, em referência ao projeto que tramita no Congresso sobre perdão aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Pela manhã, Lula inaugurou o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), unidade voltada ao combate de crimes ambientais, tráfico de drogas, armas e outros ilícitos transnacionais.
Presidente Lula visita UFAM durante agenda em Manaus nesta terça-feira pic.twitter.com/qfiyXPOiWo
— Portal Em Tempo (@portalemtempo) September 9, 2025
Leia mais:
Lula inaugura centro internacional em Manaus para combater crimes na Amazônia
