×
Eleições

Sete urnas foram substituídas após inicio da votação no Amazonas

Os problemas foram registrados nos municípios de Barcelos (1), Boca do Acre (2), Iranduba (1), Manicoré (1) e Manaus (2)

Foto: José Airton

Manaus (AM) – O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) realizou às 9h deste domingo (2), a primeira coletiva de imprensa apresentando o balanço das primeiras horas de votação no Estado do Amazonas. Até o momento, sete urnas apresentaram problemas e precisaram ser substituídas. No entanto, o pleito ocorre normalmente.

De acordo com a diretora geral do TRE-AM, Melissa Lavareda, as urnas que apresentaram problemas estão nos municípios de Barcelos (1), Boca do Acre (2), Iranduba (1), Manicoré (1) e Manaus (2). Algumas notificações de falta de energia também ocorreram, mas devido a bateria presente nas urnas eletrônicas, não houve interrupção na votação.

“As urnas estão funcionando normalmente, as eleições estão acontecendo de forma tranquila, nada fora do esperado e planejado. No total de 9 mil urnas empregadas na eleição, apenas essas apresentaram problemas. Convidamos os eleitores a se fazerem presentes nas urnas com os números dos seus candidatos anotados no papel, pois não será permitido o uso do celular na votação”, destacou Lavareda.

Nove representações por propaganda eleitoral irregular foram recebidas pelo TRE-AM, todas elas ocorridas na capital. O derramamento de santinhos nas portas das escolas chamou a atenção neste domingo (2) e está sendo fiscalizado pelo órgão.

“A equipe de fiscalização do TRE está nas ruas e o Ministério Público Federal também está atuando para representar contra candidatos envolvidos nesta prática. Tanto candidatos como eleitores apresentam essas denúncias que são imediatamente apuradas pelas equipes competentes”, declarou a diretora.

Neste ano, o Teste de Integridade está sendo realizado em 20 urnas, 18 instaladas na sede do TRE-AM no bairro Aleixo, na Zona Centro-Sul e duas em zonas eleitorais, situadas em uma faculdade particular no bairro Adrianópolis, na Zona Sul da capital.

“Nessa eleição foi implantado um delay entre a hora que o eleitor digita o número do candidato e a confirmação do voto, para que o eleitor visualize a foto do seu candidato. Para que não haja nenhuma dúvida no momento do voto. Pedimos aos eleitores que não deixem para votar nas últimas horas”, acrescentou Melissa Lavareda.

Neste 2 de outubro, o horário de votação nas Eleições será unificado em todo território nacional. As votações começaram, às 8h e terminam às 17h, horário de Brasília. No Amazonas, a votação ocorre de 7h às 16h, exceto em 11 cidades, onde a votação começa às 6h e termina às 15h em 11 cidades. Veja a lista:

  • Amaturá
  • Atalaia do Norte
  • Benjamin Constant
  • Eirunepé
  • Envira
  • Guajará
  • Ipixuna
  • Itamarati
  • Tabatinga
  • São Paulo de Olivença
  • Jutaí

Os eleitores da capital vão poder ter acesso gratuito ao sistema de transporte público.

Leia mais:

Mais de 156 milhões de brasileiros vão às urnas neste domingo (2)

Domingo de eleição terá pancadas de chuva em boa parte do país

Domingo de eleição terá pancadas de chuva em boa parte do país

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *