×
Assembleia Legislativa do Amazonas

Secretário do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, recebe título de Cidadão Amazonense

Propositura da deputada Joana Darc considerou serviços prestados pelo secretário à frente da gestão ambiental do Estado

Eduardo Taveira
Eduardo Taveira

MANAUS (AM) – O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, recebeu o Título de Cidadão do Amazonas, na segunda-feira (10), durante sessão especial da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). A propositura da deputada Joana Darc considerou os mais de 20 anos de serviços do secretário dedicados às questões ambientais no Amazonas, em especial, à frente da gestão ambiental do Estado.

Nascido no Rio de Janeiro, Taveira reside em Manaus há 37 anos, com notória atuação na gestão pública e organizações do terceiro setor, voltadas para a pauta ambiental e geração de renda para os povos da floresta

“Seguirei trabalhando, pois não descansarei enquanto o Amazonas não for o padrão de desenvolvimento no Brasil”, destacou o secretário.

“Com 8 anos saí da terra em que nasci para, praticamente, não voltar mais. Sinto-me tão deslocado no Rio de Janeiro que nem faço muita questão de ir para lá, e não é desdém não, é que lá, como em qualquer outro lugar, me sinto um visitante. Os primeiros sete dias são ótimos, mas depois bate uma vontade de voltar para casa. E assim, desde sempre, eu me refiro e sinto o Amazonas como minha casa. Não vivo dividido, eu sou daqui”, ressaltou Taveira.

Eduardo Taveira

A propositura foi feita pela deputada estadual Joana Darc e aprovada por unanimidade pelos parlamentares da Aleam, por meio da Lei nº 5.880, de 13 de maio de 2022.

A sessão da segunda-feira contou com a presença de familiares, amigos, colegas de trabalho e autoridades locais, além de apresentação da cantora Lucilene Castro.

“Que bom que temos o Taveira em nosso estado. Alguém que chegou com todo o seu talento e tem feito um trabalho muito lindo com milhares de sementes plantadas no Amazonas, que se sensibilizou junto comigo pela causa dos animais e tem nos ajudado bastante a fazer as coisas acontecerem, nos dando também a oportunidade de contemplar grandes projetos voltados para a nossa fauna e flora”, disse Joana Darc, durante discurso no auditório Ruy Araújo.

Histórico de Eduardo Taveira

Eduardo Taveira tem 44 anos e nasceu no Rio de Janeiro. É mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), tem graduação em Ciências Sociais pela Ufam (2000) e especialização em Desenvolvimento Sustentável (2004).

Desde janeiro de 2019 ocupa o cargo de secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas, sendo atual presidente do Fórum de Secretários do Meio Ambiente da Amazônia Legal, vice-presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e delegado-presidente da Força-Tarefa de Governadores pelo Clima e Floresta (GCF Task-Force).

De 2015 a 2019, atuou como superintendente técnico-científico da Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Foi secretário executivo adjunto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Secti). Atuou ainda como chefe do Núcleo de Políticas Ambientais e Participação Popular na Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). Tem mais de 15 anos de experiência com projetos de gestão pública, ambiental e geração de renda na Amazônia brasileira e internacional.

Participa como parte envolvida nas negociações nas Conferência das Partes (COP), da Organização das Nações Unidas (ONU), junto ao governo brasileiro. É ainda conselheiro do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal.

Participou ainda da elaboração de importantes documentos para a política ambiental regional, nacional e internacional, com destaque para o Manaus Action Plan (Plano de Ação de Manaus); o Plano de Recuperação Verde da Amazônia Legal; o Plano Integrado de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e às Queimadas na Amazônia Legal.

Taveira participou ainda de negociações internacionais, representando os interesses do Estado do Amazonas, junto ao Itamaraty, que culminaram nas relações bilaterais de apoio do governo alemão junto ao Governo do Amazonas para o desenvolvimento sustentável.

E, por fim, tem participado como painelista e conferencista em vários eventos internacionais, como a Conferência do Clima em Nova York e em mais de dez Conferências do Clima (COP), atuando sempre em defesa dos interesses do Estado no combate à pobreza e na promoção do desenvolvimento sustentável.

Nos últimos anos, tem se dedicado ao aprimoramento da política de REDD+ (incentivo para redução de emissões por desmatamento e degradação florestal) e no desenvolvimento da Economia Florestal do Amazonas.

Leia mais:

Acordos de pesca no Juruá e RDS Rio Amapá beneficiam mais de 3,7 mil familias do Amazonas

BNDES visita Amazonas e é apresentado a mercados de bioeconomia e turismo

AM alinha ações para desenvolvimento sustentável com embaixadores da Ásia

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *