Manaus (AM)- A pavimentação de ramais e vicinais possibilita melhores condições para o escoamento da produção agrícola, principalmente em áreas mais afastadas da capital.
Ao todo, o Governo do Estado pavimentou 100 quilômetros de ramais. Os investimentos superam R$ 453 milhões e contemplam o asfaltamento de 67 ramais em todo o estado. Os dados são da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana (Seinfra).
Para quem depende de uma via de acesso em boas condições para o escoamento das mercadorias, como o agricultor Dilson Silva, de 75 anos, a pavimentação é um sonho de muitos anos, agora sendo realizado.
Ele mora no ramal da Cachoeira do Castanho. Na propriedade às margens da via, planta hortaliças como couve, cebolinha e cheiro-verde.
“Melhora de várias maneiras porque, com um ramal desse jeito, bem feito, todo comprador se interessa de vir comprar o nosso produto aqui, então não é preciso a gente levar para a Manaus Moderna e outras feiras. Porque o produtor precisa de condições de escoar a mercadoria, então isso para nós é de grande importância”, disse.
O secretário de Produção Rural, Petrucio Magalhães Júnior, afirma que o asfaltamento transformará a vida de agricultores e comunitários. Ele considera a obra um marco para os produtores da região, com maiores chances de escoamento para Manaus.
“O que se produz aqui vai desde hortaliças, verduras, banana, mamão e, sem dúvida alguma, por estar muito próximo a Manaus, esses agricultores buscam o mercado consumidor de lá. Agora, além desse ramal pavimentado que vai garantir o escoamento, eles também terão a AM-070 totalmente revitalizada, duplicada, segura, para mais rapidamente chegar com o seu produto para os consumidores”.
Obras
A estrada de 6,3 quilômetros de extensão tem início no Km 24 na rodovia estadual AM-070, no município de Iranduba, e beneficia mais de 4,5 mil pessoas de comunidades localizadas no entorno da via. As obras contaram com um investimento de R$ 8,4 milhões.
“Existe todo um pavimento em concreto asfáltico que, durante os governos anteriores, nunca foi executado em nenhum ramal. Nós pavimentamos, sinalizamos com sinalização horizontal e vertical. Nós levantamos o nível do pavimento para que as águas não ultrapassem. É um ramal em que fizemos um trabalho de engenharia que muito nos orgulha”, disse o secretário Carlos Henrique Lima, titular da Seinfra.
*Com informações da assessoria
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