×
NOVOS CASOS

Governo federal confirma primeiro caso de gripe aviária em SP

Atualmente, o Brasil soma 24 confirmações de contaminação de aves silvestres.

A gripe aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas. (Foto: Reprodução Freepik)

São Paulo- O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou, nesta segunda-feira (5), o primeiro caso de gripe aviária (H5N1) no estado de São Paulo. Segundo nota da pasta, a ave contaminada, da espécie trinta-réis-real, foi encontrada na cidade Ubatuba, no Litoral Norte. Atualmente, o Brasil soma 24 confirmações de contaminação de aves silvestres.


Estado de alerta
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, declarou estado de alerta de emergência, com o objetivo de aumentar a mobilização do setor privado e de todo o serviço veterinário oficial para incrementar a preparação nacional, aumentando a vigilância sobre a pandemia de IAAP.
De acordo com o Mapa, dependendo da evolução das investigações e do cenário epidemiológico, novas medidas sanitárias poderão ser adotadas no Brasil para proteger a avicultura nacional.


O que é a gripe aviária
A gripe aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas. Atualmente, o mundo enfrenta uma pandemia de IAAP e a maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, de produção ou aves silvestres locais.


A nova variante do vírus chamada gripe aviária A (H5N1) surgiu em 2020. Desde então, tem atingido não apenas aves selvagens, mas também algumas espécies de mamíferos, como visons, texugos, porcos e ursos.
Aves frequentemente contraem gripe, mas a variante H5N1 tem sido especialmente mortal. Pesquisadores estimam que mais de 60 milhões de aves selvagens morreram devido ao vírus ou a abates no ano passado – quando uma única ave contrai o vírus, os criadores são obrigados a matar a criação inteira.

*Com informações da Isto É

Leia mais

Gripe aviária leva Brasil a estado de emergência zoossanitária

Três casos de gripe aviária em aves marinhas são registrados no Brasil

OMS confirma primeira morte por gripe aviária no mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *