×
NASCIMENTO

Nasce primeiro bebê do mundo depois de transplante de útero

tanto a cirurgia da doadora quanto a da receptora do órgão foram assistidas por robôs

Foto: Divulgação Freepik

Suécia – Nasceu no último dia 25 de maio, um bebê gestado por um útero que havia sido transplantado por robôs. Esse é o primeiro bebê nascido depois do procedimento, um menino, veio ao mundo saudável, na Suécia por meio de uma cesariana planejada, a mãe e a doadora passam bem.

A cirurgia foi considerada uma evolução na medicina, uma vez que o transplante de útero realizado por robôs é mais preciso e menos invasivo do que a cirurgia feita por médicos e provou ser efetivo para manter uma gravidez. A mãe tem 35 anos e a doadora do útero é uma pessoa da família.

O transplante representa um desenvolvimento adicional da cirurgia de transplante de útero que começou com a técnica de cirurgia aberta na Suécia em 2012. O trabalho é liderado por Mats Brännström, professor de obstetrícia e ginecologia na Sahlgrenska Academy, Universidade de Gotemburgo, e ginecologista e médico consultor sênior do Hospital Universitário.

“Este é o 14º bebê nascido no projeto de transplante de útero da Sahlgrenska Academy e mais nascimentos são aguardados neste verão. O projeto de pesquisa avalia continuamente inúmeras variáveis ​​em doadoras, receptoras e crianças após o transplante de útero, acompanhando a operação por vários anos depois. Tudo isso é feito para maximizar a eficácia da operação e minimizar os efeitos colaterais nos pacientes”,

diz Brännström.

Relembre o caso

A Universidade de Gotemburgo conseguiu realizar com sucesso um transplante de útero completo, feito a partir de cirurgias menos invasivas, com robôs. Os riscos de infecções e hemorragias também costumam ser menores e a recuperação pode ser mais rápida.

*Com informações Crescer Saúde / O Globo

Leia mais

Novo tratamento reduz em 74% o avanço de um câncer raro no sangue

Mulher de 54 anos gasta mais de R$ 600 mil para engravidar

Fazer sexo pode ajudar a não contrair a COVID-19, mostra estudo

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *