Falso sequestro, bilhete premiado da loteria, movimentações suspeitas no banco, empréstimos a juros muito baixos, pagamentos extras. Os estelionatários têm diferentes abordagens e métodos para enganar as vítimas. Para evitar os golpes, o delegado Mário Luiz da Silva, titular da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade, dá sugestões de como se prevenir.
Atenção ao telefone
Caso receba uma chamada ou mensagem oferecendo serviços bancários ou um convite para ir a escritório desconhecido, desligue a ligação na hora ou ignore o conteúdo. Os aparelhos celulares são a principal forma de contato dos golpistas, por isso, é importante ficar atento com quem troca informação.
Empréstimo só em empresas oficiais
Se há interesse em empréstimos, financiamentos ou em serviços semelhantes, o ideal é procurar empresas oficiais, como os bancos, que têm credenciamento e reputação conhecidos. Muitas vítimas são “pescadas” na rua pelos golpistas, que as convidam para conhecer escritórios e fazem promessas sobre dinheiro fácil.
Família, não abandone os idosos
Muitos idosos caem nos golpes por falta de informação e conhecimento sobre alguns serviços, principalmente bancários e tecnológicos. Aconselhá-los e orientá-los é criar uma rede de apoio que possa os proteger.
Não compartilhe dados pessoais ou bancários
Nome todo, data de nascimento, CPF, número da identidade, endereço, CEP, agência do banco e conta-corrente. Desconfie sempre que alguém ligar ou mandar mensagem pedindo essas informações. Com esses dados, os golpistas conseguem fazer compras, empréstimos, abrir contas e outros serviços usando o nome da vítima.
Não clique em links enviados por contatos não salvos
Com o telefone da vítima em mãos, os golpistas entram em contato com ela se passando por familiares, amigos, gerente do banco, pastor, chefe ou oferecendo serviços e pedindo ajuda. O contato também pode ser feito por e-mail. Não clique em links enviados, pois esses podem redirecionar para sites falsos que têm o objetivo de pegar informações pessoais.
Dê prioridade aos telefones e endereços oficiais de agências conhecidas
Dúvidas sobre serviços de banco, televisão, internet ou celular? Procure os canais de comunicação oficiais das empresas, como telefone, o serviço de atendimento ao cliente (SAC) e endereços. Se possível, peça para uma pessoa de confiança ajudar no contato.
*Com informações do Extra
Leia mais:
Presa quadrilha que aplicou golpes em funcionários públicos do Amazonas
Golpe amoroso: cibercriminosos criam modalidade para roubar em apps de relacionamentos
Com início da restituição do Imposto de Renda, Serasa alerta idosos sobre golpes financeiros
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱