Manaus (AM) – A 1ª Conferência Internacional de Políticas Públicas e Ciência de Dados do Amazonas iniciou nesta segunda-feira (19), no Centro de Convenções do Amazonas, Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul de Manaus com o objetivo de levar conhecimento e trocar experiências com especialistas renomados de Portugal, Brasil, Estados Unidos da América e Reino Unido.
“Serão cinco dias com debates sobre políticas sociais e econômicas, ambientais e territoriais que marcam o contexto atual, visando promover o intercâmbio entre vários países. Será uma imersão educacional com seminários, workshops e painéis temáticos para universitários, professores, políticos, autoridades e público em geral”,
disse Neibe Araújo, um dos organizadores da conferência.
Para o professor de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Adriano Honorato, o evento é importante para buscar mais conhecimento sobre a ciência de dados e políticas públicas.
“É importante para os alunos terem esse conhecimento como pesquisadores renomados e claro para o desenvolvimento da nossa sociedade”,
afirmou Honorato.
A universitária de educação física de São Sebastião de Uatumã, Amanda Larissa ressalta também que essa é uma oportunidade para participar de algo grande para os acadêmicos do interior do estado.
“É uma satisfação muito grande para nós, mas também para outros estudantes de outros municípios ao participar de uma conferência como essa. A gente veio atrás de conhecimento e estamos muito anciosos”,
frisou a jovem universitária.
Protocolo de Intenções
Durante a abertura do evento, as universidades do Amazonas, São Paulo, Paraná e de Aveiro (Portugal) e instituição do Rio de Janeiro assinaram um Protocolo de Intenções que pretende buscar esforços necessários para criar, consolidar e expandir uma Rede Internacional de Pesquisa em Políticas Públicas e Ciências de Dados – RP3CD, que contou como testemunha o Secretário-Geral da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual João Luiz (Republicanos).
“Essa primeira conferência é muito importante e eu fico feliz porque vejo estudantes do interior do estado, que vão receber conteúdo que está na Europa e Ásia, onde serão absorvidos. Hoje está sendo plantada uma semente, que vai gerar bons frutos para o nosso estado. O Protocolo de Intenções que foi assinado com as universidades é uma rede que se cria a partir dessa conferência, onde será feito um intercâmbio, conhecimento e diálogo sobre diversas vertentes de pesquisa”,
disse o deputado estadual João Luiz.
Inédito no estado do Amazonas, a conferência acontecerá entre os dias 19 a 21 de junho (Vasco Vasques) e 22 a 23 de junho (Ufam de Itacoatiara) com debates sobre políticas sociais e econômicas, ambientais e territoriais que marcam o contexto atual, visando promover o intercâmbio entre vários países.
Homenagens
Na conferência, o reitor da Universidade de Aveiro (Portugal) Paulo Jorge Ferreira, deputado estadual João Luiz, secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oiveira, reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga e diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales foram homenageadas com placas por apoio a pesquisa e a conferência internacional.
Especialistas
A conferência vai contar com especialistas de Portugal, Brasil, Inglaterra e Estados Unidos da América, que irão participar de seminários, workshops e painéis temáticos. Entre os principais nomes da conferência estão o professor João Lourenço Marques (Portugal), Dr. Eduardo Anselmo de Castro (Portugal), Dra. Beatriz Maria Eckert Hoff (Brasil), Dr. Tomás Lopes Cavalheiro Ponce Dentinho (Portugal), Dr. Carlos Roberto Azzoni (Brasil), PhD Tapabrata (Taps) Maiti (EUA), PhD Arnab Bhattacharjee (Reino Unido) e Dr. André Carlos Ponce de Leon Ferreira Carvalho (Brasil).
Iniciativa de Pesquisadores
De caráter internacional e vertente interdisciplinar, o evento é uma iniciativa conjunta de pesquisadores da Universidade de Aveiro – Portugal e Universidade Federal do Amazonas (Ufam), contando com o apoio do Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), através do Secretário-Geral, deputado estadual João Luiz (Republicanos).
*Com informações da assessoria
Leia mais:
TSE reserva três sessões para ação sobre inelegibilidade de Bolsonaro
Conferência internacional promove encontro entre startups e representantes de Portugal
AM receberá especialistas para Conferência sobre Políticas Públicas e Ciência de Dados
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱