×
assistência

Bolsonaro assina decreto que prevê distribuição de absorventes às mulheres

Segundo dados oferecidos pelo governo, cerca de 3,6 milhões de mulheres em estado de vulnerabilidade social deverão ser beneficiadas com a distribuição gratuita dos itens

Brasília (DF) – Durante a cerimônia em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que ocorreu no Palácio do Planalto nesta terça-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou um decreto que prevê a distribuição gratuita de absorventes e itens de higiene menstrual a mulheres carentes.

A nova norma é semelhante ao artigo 1º do projeto de Proteção e Promoção de Saúde Menstrual, que previa a distribuição gratuita dos produtos de higiene, mas que foi vetado pelo mandatário no ano passado.

“O programa da saúde menstrual prevê a oferta gratuita de produtos de higiene e outros itens necessários ao período da menstruação feminina, bem como oferecer garantia de cuidados básicos de saúde e desenvolver meio para inclusão das mulheres em ações e programas de proteção à saúde menstrual”, disse o Planalto.

Segundo dados oferecidos pelo governo, cerca de 3,6 milhões de mulheres em estado de vulnerabilidade social deverão ser beneficiadas com a distribuição gratuita dos itens.

Ao falar na cerimônia, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que os R$ 130 milhões previstos para o programa deverão sair do orçamento da Secretaria de Atenção Primária, vinculada à sua pasta.

“Se vocês pegarem o projeto de lei, o cálculo do impacto orçamentário foi de R$ 80 milhões. E nós, na realidade, estamos alocando mais recursos”, disse.

*Com informações do Uol

Leia mais:

Lula: “Fábricas de fertilizantes foram fechadas por Temer e Bolsonaro”

Bolsonaro sobre crise do combustível: “Nós temos alternativa”

Divulgação da conversa de Bolsonaro e Boris Johnson incomoda Itamaraty

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *